Procurar na Bubok

António Pinheiro

António Carlos Rodrigues Pinheiro, nasceu a 30 de Dezembro de 1979, em Mafamude, tendo vivido sempre em Crestuma. 

Frequentou a Escola Primária Casalinho N.º 1 de Crestuma (actual Urbano Santos Moura), a Escola C+S de Olival (actual EB 2 e 3) e a Escola Secundária Diogo Macedo (Olival), completando o ensino secundário na área Económico-Social.

 Em 1997 ingressa no ensino superior, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, onde se licenciou (pré-bolonha) em Marketing.

 Nesta instituição foi cronista no jornal ?A Coluna?, comissionista para a Federação Académica do Porto na organização do Concerto Promenade da Queima das Fitas 2000 e integrou a Comissão Organizadora das Jornadas de Marketing 2001.

 Tendo iniciado a sua vida profissional ainda enquanto estudante, o seu percurso esteve sempre ligado ao Marketing das novas tecnologias e Internet.

 Paralelamente, obteve formação musical na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma e na Fundação Conservatório Regional de Gaia.

Actualmente, estuda, a título particular, Direcção Musical com o Maestro Professor Luís Macedo.

 Actua frequentemente como Clarinetista, Percussionista e Teclista, com os mais variados agrupamentos musicais: bandas filarmónicas e orquestras de sopros, orquestras ligeiras, grupos corais, grupos de música ligeira, música tradicional portuguesa e música de câmara.

 Foi fundador e maestro da Orquestra Juvenil de Crestuma, a qual dirigiu durante 3 anos. É, desde 1999, Director Musical do Grupo Coral Vozes de Esperança e, desde Maio de 2009, Maestro da Orquestra Ligeira "La Belle Époque", sediada no Porto.

 Possui uma larga experiência a nível do ensino da música sendo, alguns dos seus antigos alunos, músicos de mérito reconhecido.

 Actuando em diversos campos musicais foi premiado em vários concursos de música.

 Foi Mentor e Fundador da Banda Fórum ? Filarmónica Portuguesa - A Primeira Banda Filarmónica do Mundo formada na Internet, na qual, para além de músico, desempenha funções organizativas. Com a Banda Fórum tem-se apresentado de Norte a Sul do país, destacando-se salas emblemáticas como o Europarque e a Casa da Música no Porto.

 A nível da intervenção sócio-política foi membro do Gabinete da Juventude de Crestuma (1997-2001) e Deputado na Assembleia de Freguesia de Crestuma (2005-2009).