Procurar na Bubok

Jose Alexandre Cotta

Chamo-me José Alexandre Cotta. Nasci em Vila Real (Portugal) em 1957. Não tenho história pessoal que possa interessar a alguém. Expô-la seria uma manifestação do ego, inútil. O meu curriculum é o meu trabalho.

Embora com temas muito diferentes uns dos outros, as publicações que ao longo da vida apresentei, quer da minha autoria quer de pessoas amigas que as autorizaram, têm um elemento em comum: procuram ser transformadoras e úteis para quem as lê. Não sou um escritor mas um escriba. A minha preocupação é que tudo aquilo que publico seja o mais compreensível possível para quem lê e se possível de forma gratuita. Os livros em papel são vendidos a preço de custo.

Numa época de confusão em que ainda vivemos (início do Século XXI), a serenidade que representa a leitura calma é como um antídoto que, de certa forma, anula o frenesim da vida moderna das sociedades que adoptaram, como bem caracteriza Étienne Guillé, a lógica do produzir / consumir / morrer.

É de facto deprimente o vazio generalizado que se sente. Acredito que as ?coisas? possam mudar se fizermos o que nos compete, isto é, sermos um pouquinho responsáveis e pensarmos por nós mesmos e não pelo que as ?autoridades? ou os ?especialistas? decretam serem a ?verdade?, de acordo com os seus próprios interesses contraditórios.

Amar a Deus sobre todas as coisas e o Próximo como a nós mesmos é o mais importante. Da mesma maneira, todas as obras são secundárias em relação à Bíblia, que verdadeiramente transmite a Palavra de Deus e onde está tudo, para quem procura com humildade ouvir a Sua Voz. Ao contrário do que estas palavras possam sugerir a mentes mais preconceituosas, não sou nem fanático nem fundamentalista. A não ser a Deus Pai, a Jesus Cristo e ao Espírito Santo, não estou apegado a nada nem a ninguém. A liberdade que sinto é directamente proporcional à integridade que procuro manifestar.

Independentemente dos temas que se tratem, todos podem e devem ter um fundamento espiritual. Nessa base, a grande obra é, em minha opinião, saber sintetizar, no plano material, Arte, Ciência, Filosofia e Religião.