Procurar na Bubok

José Rabaça Gaspar

José RABAÇA GASPAR ? usando 1001 deNÓMIOS diversos... Professor de Língua e Literatura Portuguesa, já dispensado, desde finais de 2000, do Ensino Oficial. Nasceu na Serra da Estrela, Manteigas (1938), tirou o Curso Superior de Filosofia e Teologia, na Guarda, e exerceu a sua actividade, desde 1961 em várias localidades da Serra da Estrela ? Loriga, Gouveia, Covilhã e Ferro, passando depois pela Academia Militar, em Lisboa, antes de cumprir o Serviço Militar em Moçambique ? Metangula, Maúa e Nampula, (4 anos) tendo passado por breve tempo, em Angola ? Luanda e Benguela. Frequentou depois, em Paris, um Curso intensivo de Animação Cultural, para os Povos em Desenvolvimento e Alfabetização, com Paulo Freire, e esteve, 4 anos, nos Serviços de Apoio aos Emigrantes Portugueses na Alemanha onde frequentou Cursos de Alemão e leccionou Português. De regresso a Portugal, em 1975, esteve primeiro a trabalhar nas Cooperativas Agrícolas como trabalhador agrícola, na Alfabetização e Animação Cultural tendo ingressado no ensino Oficial em 1976. Leccionou em Rio Maior, Setúbal, Caldas da Rainha e cerca de 20 anos em Beja, Alentejo, procurando levar os alunos a aprender o melhor da Língua e da Literatura Portuguesa, a partir das suas raízes culturais. A Poesia Popular, as Canções, o Contos, as Lendas, os Provérbios e os usos e costumes, bem como a maneira característica de FALAR (saudações, nomes, alcunhas, expressões regionais...) serviam, normalmente, de base para aprender toda a gramática e "riqueza" da Língua e da Literatura. Com mais de 20.000 páginas de Recolhas e Textos dispersos por mais de 200 obras alguma das quais podem ser consultadas em http://www.joraga.net - um ESPAÇO na NET - aminhaTEIAnaREDE... desde 09.2002. Tem 11 obras publicadas na e-libro.net, desde 2003, e mais duas ou três em colaboração, além de trabalhos publicados em diversas revistas e jornais.» Nota: - [deNÓMIO não é um pseudónimo nem um heterónimo (exclusivo de Pessoa) mas um neologismo inventado, um NOME (outro), anjo ou demónio, musa inspiradora, que escreve, através do autor, o livro ou cada um dos poemas do autor, como se pode ver nas diversas obras,com vários deNÓMIOS... (por vezes UM diferente para cada poema)...] «Eu NÃO SOU o que os outros pensam que SOU. Eu, nem sequer SOU o que EU penso que SOU. EU SOU. ? possivelmente o que faço cada dia, cada hora? em cada poema?»

 Sobre GRITOS ver PORTAL: http://www.joraga.net/iBrito/

Para ver alguma coisa mais da Biblio-Bio-grafia do autor pode ir AQUI: http://www.joraga.net/pags/0obras00biobiblio_200810.htm
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria
:
ebooks
,
publicações em papel
, de
download gratuito
, de
temáticas especializadas
... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.