Calendario 12 / Abril / 2015 Cantidad de comentario Sem comentários
olimpiadas1

Hoje entrevistamos o nosso autor Eduardo Cunha Lopes, que é um dos mais ativos da Bubok Portugal.

Em 2013 a Assembleia-Geral das Nações Unidas proclamou o 6 de abril como Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz. O objectivo, segundo o Presidente da Assembleia-Geral, Vuk Jeremic, é que a data motive as pessoas a cultivarem os valores intrínsecos do desporto como o jogo limpo, trabalho de equipa e respeito pelos adversários. Jeremic acrescentou que também se trata de uma “homenagem às grandes lendas do passado, que através das suas proezas atléticas, carácter e força moral conquistaram um lugar de honra no panteão da glória olímpica”.

eduardo cunha lopes Eduardo Cunha Lopes é autor de duas obras publicadas na Bubok sobre desportistas destacados: Em Memória de Eduardo Lopes – Glória e Drama de um Campeão de Ciclismo e Yoki’s Karate Errantry in America (em inglês). Leia a entrevista completa abaixo.

  • Quem é o Eduardo Cunha Lopes?

Eduardo Cunha Lopes tem 54 anos de idade, é natural da freguesia de Penha de França, em Lisboa e é diplomado em engenharia civil, desempenhando funções no âmbito da gestão urbanística, na Câmara Municipal de Lisboa. É casado e tem dois filhos.

  • Qual tem sido o seu percurso como escritor?

O seu “estatuto” de escritor é recente e iniciou-se com a publicação em 22 de Dezembro de 2014 do livro “Em Memória de Eduardo Lopes – Glória e Drama de um Campeão de Ciclismo”, uma homenagem ao seu tio, já falecido, campeão de ciclismo nos anos 40, o maior sprinter e pistard da altura, conjuntamente com João Lourenço, pese embora já tivesse iniciado a escrita (interrompida) de um outro livro, a publicar também brevemente.

 

  • Fale-nos um pouco dos dois livros que publicou recentemente. 

Um pouco da resposta a esta pergunta foi já dada no item antecedente. O outro livro publicado, em inglês, não é da sua autoria, mas sim do mestre japonês de karaté da escola Seigokan, Yukiaki Yoki, que narra a sua odisseia por terras do “Tio Sam” (E.U.A.), no início dos anos 60. Por ser um livro interessante, que nunca tinha visto a luz do dia como publicação física em modo de livro (a edição existente era digital, em forma de ebook), certamente terá o devido acolhimento por parte dos praticantes deste estilo de karaté e pelas pessoas envolvidas, dado ter conhecimento já da venda de alguns exemplares na plataforma inglesa da Bubok. A autorização da publicação foi concedida pelo próprio autor, bem como pela editora americana da versão digital.

  •  Por que os leitores deveriam ler estes livros?

Sendo livros dedicados a um tema específico (desporto), nas suas especialidades de ciclismo e karaté, tem certamente noção de que ambos os livros se encontram limitados a amantes destas duas modalidades, não sendo contudo de excluir a leitura por quem goste de biografias com forte componente emotiva e de relatos de viagens.

  •  Você acha que a temática do desporto está bem explorada pelo mercado editorial?

Dum modo geral, penso que sim, pese embora a Bubok neste campo, ou pelo menos a Bubok Portugal, possuísse poucos títulos dedicado ao tema.

  •  Qual a imagem que você crê que a sociedade tem dos desportistas?

A imagem da sociedade em geral em relação aos desportistas é boa, principalmente em relação aos seus ídolos e, a prova disso, está a recente tomada de decisão da ida para o Panteão Nacional, dos restos mortais do ídolo do futebol português, Eusébio da Silva Ferreira.

  •  Você pratica algum desporto?

Sim, pratico karaté desde os meus 15/16 anos de idade, possuindo a graduação de cinto preto (3º Dan) do estilo Goju-Ryu Seigokan. Para além disso, pratiquei vários outros desportos enquanto jovem e ainda ciclismo esporadicamente como forma de lazer.

  •  Há alguma empresa ou organização apoiando estes projetos? Como se chegou a essa parceria?

Não. Embora não esteja ainda excluída uma parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo e/ou com a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Karate-Do Seigokan de Portugal.

  •  Que tipo de promoção vem fazendo como autor?

Para ser sincero, a promoção tem-se limitado ao Facebook, promovendo os livros nos meios velocipédico e das artes marciais, em grupos ou páginas. Tenho contudo a ideia de promover o do meu tio no local de trabalho, fazendo uma apresentação e venda do mesmo e ainda havendo a possibilidade de ser publicitado pelo Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa na sua habitual crónica do domingo no jornal da TVI. Outras apresentações poderão ainda ser levadas a efeito, nomeadamente na Sede da da Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC), ainda que informalmente ele já tenha sido ali apresentado.

  •  Há alguma apresentação oficial do livro planejada?

Sim, tenho planeada a apresentação do livro no almoço anual de antigos ciclistas profissionais portugueses, que conta com a presença de antigas glórias do ciclismo nacional, como Alves Barbosa, Marco Chagas, Onofre Tavares, entre outros, e que se realiza tradicionalmente no último fim-de-semana de Novembro, contando normalmente com mais de 100 pessoas, em local ainda a designar, no centro do País.

  •  Por que decidiu publicar estes livros com a Bubok?

Sinceramente, por ser a forma mais fácil de publicação para quem domina bem a informática, o que felizmente é o meu caso. Tem o aliciante de poder ser o próprio a escolher a formatação do livro e o design da capa, que normalmente é efectuado pelas editoras tradicionais. Para além disso, também não obriga a um investimento económico inicial, questão de não somenos importância nos dias de hoje.

  • Um último comentário?

Como nota final, não queria deixar de anunciar para muito breve, ainda este mês, a publicação de um outro livro, com o título de “Karaté-Do, por Chojun Miyagi”, uma tradução conjunta para o mercado português por parte do signatário em co-autoria com o Prof. Dr. Humberto Nuno de Oliveira, Historiador e Professor Universitário, mas também praticante de karaté com a graduação de cinto preto (5º Dan). Esta edição, teve também a devida autorização dos tradutores para a língua inglesa, Kiyotaka Yamada e Patrick McCarthy. Tratar-se-á da primeira edição inédita a nível mundial, da obra completa do fundador do Karaté Goju-Ryu, Chojun Miyagi.

Ainda este ano, se Deus quiser, será publicado pelo autor, a “História da Seigokan em Portugal”, no âmbito das comemorações do 40º Aniversário da introdução deste estilo de karaté no nosso País. A longo prazo, um projecto de publicação de um livro na área profissional do autor, com o título de “História da Análise Estrutural”.

 


capas--eduardo-cunha-lopesAgradecemos a Eduardo por conceder-nos esta entrevista e esperamos que as obras sejam um sucesso de vendas.

Ficou interessado nos livros? Adquira um exemplar de Em Memória de Eduardo Lopes – Glória e Drama de um Campeão de CiclismoYoki’s Karate Errantry in America na livraria Bubok!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad