Calendario 30 / Março / 2017 Cantidad de comentario Sem comentários

Um livro é o resultado de vários processos que transformam o manuscrito num documento pronto para se ler e distribuir. A edição de livros é o conjunto de todos esses processos.
Quer saber em que consiste e como trabalhamos na Bubok? Vamos explicar-lhe neste post.

Especialistas em edição de livros

A edição de livros começa quando o autor coloca um ponto final no seu trabalho. A partir desse momento, é preciso dar-lhe forma ao manuscrito, com dois objectivos básicos:

  1. Adaptar o texto às exigências das diferentes plataformas e livrarias nas quais se vão comercializar;
  2. Colocar nas mãos do leitor um livro tratado cuidadosamente e oferecer-lhe a máxima qualidade relativamente ao acabamento para que possa desfrutar do seu conteúdo.

 

Na Bubok recebemos centenas de manuscritos diariamente com perguntas como as seguintes: O que é que o meu livro precisa? Que posso fazer para melhorá-lo? Que possibilidades tenho para a sua venda e distribuição?

Ao trabalhar na edição de livros e responder a todas esta perguntas, é fundamental rever o material tal como o autor nos envia. A partir desse momento revemos as seguintes questões:

  • Ortografia e gramática
  • Estilo
  • Materiais adicionais, como ilustrações e fotografias
  • Público objectivo do conteúdo
  • Canais de distribuição para os que é mais adequado
  • Expectativas do autor e necessidades específicas

 

Cada autor é um mundo, portanto analisamos cada proposta editorial de um modo totalmente personalizado, pensando sempre nas melhores saídas para o conteúdo. Actualmente damos a possibilidade aos nossos autores de poderem vender a sua obra em papel em mais de oito países (com a tecnologia de impressão sob demanda), bem como em formato digital desde qualquer parte do mundo. Além disso, temos acordos de colaboração com livrarias por todo o país e distribuímos catálogos digitais nas principais plataformas on-line (Amazon, iBooks, Google Books, Gandhi…). Para chegar a este ponto, como decidimos sempre em função das necessidades de cada livro, é necessário trabalhar os seguintes aspectos da obra:

  1. Correcção de estilo e ortotipográfica. Quando a obra estiver terminada, é fundamental rever o documento para ter a certeza de que a ortografia e a gramática são as correctas, bem como para verificar o estilo da narração e dotá-la de um léxico apropriado para o leitor e uma melhor fluidez. Antes de dar qualquer outro passo, devemos estar satisfeitos com o conteúdo do texto e tê-lo adaptado à normativa ortográfica e gramatical vigente. O corrector vai assinalando no texto as diferentes intervenções e vão-se pactando as modificações para o autor. Trata-se de um mano a mano, imprescindível para que o livro saia à luz do dia com todas as garantias de qualidade.
  2. Paginação do texto nos diferentes formatos. Em função de se o livro se publica em digital ou papel, será necessária uma paginação ou a edição do livro em formatos electrónicos como o epub. Na Bubok ajudamos-lhe a escolher o formato mais adequado e trabalhamos a sua obra nele para que possa converter-se num livro a sério. No caso das maquetas em papel, antes de começar devemos decidir o tamanho do livro.
  3. Design da capa. Um aspecto fundamental na edição de livros e sua posterior comercialização é o design de uma capa adequado para o livro. Nós encarregamo-nos de trabalhar nela unindo as suas ideias à nossa experiência para que nenhum leitor passe o seu livro por alto.
  4. Revisão de todos os processos até à aprovação do autor.

 

Quando estes processos estiverem finalizados, estaremos perante um livro pronto para ser comercializado. Como se pode observar, o manuscrito inicial passou pelas mãos de diferentes profissionais até se transformar num livro como tal.

Se quer saber que possibilidades de distribuição e promoção têm estes livros já terminados, não hesite e entre em contacto connosco para que lhe expliquemos.

Além disso, convidamo-lo a consultar gratuitamente os nossos guias de publicação para aprofundar cada um dos passos anteriores, com conselhos DIY e muito mais.

Estamos à sua Espera!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad