Se tem alguma dúvida fale conosco, 2ª a 6ª das 08h30 às 17h30 308 804 234
na

Blog da Bubok – Publique gratuitamente o seu livro com a Bubok

Lançamento de livros: quem melhor para promover o livro do que o próprio autor!

Publicado em 26 de March de 2010

.

Há muitas formas de promover o seu livro, aqui já falámos de algumas. Uma das mais antigas mas nada desactualizada é o lançamento do livro. Continua a ser essencial fazer um ou mais lançamentos para dar a conhecer um livro. O lançamento éainda uma forma única de pôr em contacto a comunidade interessada em cada obra – escritor, leitores, jornalistas, crÍticos, livreiros, etc.
.

Damos-lhe alguns conselhos:

.

0. Escolha um sítio para o lançamento. Tenha em mente que um local ligado ao universo literário tem já uma química especial e pode criar um ambiente mais confortável. Contacte o dono do sítio que escolheu para a cerimónia de lançamento e combine com ele todos os pormenores para o dia em questão. A maioria não vai colocar entraves, uma vez que os seus convidados vão querer beber ou comer alguma coisa e ele também vai ganhar com a iniciativa.
.

1. Escolha alguém para apresentar o seu livro. Dependendo do tema do livro, procure especialistas e interessados no assunto que vivem na mesma cidade. Inclua alguém para ler excertos, deve encontrar bons leitores nos grupos de Teatro Amador. Faça uma lista das pessoas que gostaria de ter presente para apresentarem e discutirem a sua obra e inclua sobretudo conhecidos seus mas também outros cuja opinião admira. Não pense nestes contactos como um teste ao seu livro, são apenas uma ferramenta de promoção.
.

2. Trate de encher a plateia com amigos, amigos do livro, amigos do tema, amigos do género, amigos do sítio onde fará o lançamento e, claro, amigos seus. Nestes casos faça convites directos, email’s personalizados, telefonemas, SMS’s. Se tiver tempo para isso, escreva postais com o seu próprio punho, dar-lhe-á tanto prazer como causará entusiasmo naqueles que o vão receber.
.

3. Faça convites anónimos. Afixe cartazes, envie um email genérico (peça aos seus amigos que façam FWD.), crie um evento no Facebook, coloque um anúncio num blog, etc. Sobretudo não se esqueça de colocar um pequeno cartaz no sítio onde vai fazer o lançamento. Estes convites podem trazer-lhe um público muito especial, gente que não conhece, novos leitores que vão aumentar a rede social do seu livro.
.

4. Convém que tenha exemplares do seu livro para vender no dia do lançamento para que todos os interessados possam ir para casa com um exemplar do seu livro nas mãos. Para isso, faça uma estimativa de livros que poderá vender e encomende exemplares do seu livro em quantidade. Aproveite os nossos descontos para encomendas a partir dos 15 exemplares, sem ter de encher a garagem com uma extensa e poluente tiragem de centenas de livros. Uma recomendação, tente encontrar alguém para vender o livro. Sabemos que quando é o próprio autor há uma tendência para os amigos e conhecidos lhe pedirem descontos e ofertas. Para além disso, ficará disponível para conversar com a sua “plateia” e escrever dedicatórias.
.

5. Mostre-se disponível para assinar algumas dedicatórias. Como? Simples, tenha uma caneta na mão. Leve algumas dedicatórias já preparadas. A maioria dos seus amigos vai dar um grande valor ao facto de ter um exemplar assinado e dedicado por si.
.

.

Finalmente, deixe-nos saber. Divulgue no nosso Fórum, na secção “Lançamento de livros Bubok.Pt“. Ao promover o seu lançamento aqui estará a convidar os outros autores da Bubok. Como você, eles e elas têm curiosidade de conhecer alguns autores ao vivo e de aprender com a experiência para fazerem o seu próprio lançamento. E, se tiver dúvidas não hesite em perguntar-nos. Teremos todo o gosto em ajudá-lo a promover e a preparar o lançamento do seu livro.
.
.

.

A Equipa da Bubok.Pt

Na categoria Comunidade, Dicas, Geral

5 Respostas a Lançamento de livros: quem melhor para promover o livro do que o próprio autor!

  1. SOPHIA BASSI diz:

    Estou aguardando meu livro ficar pronto, vou fazer o lançamento e gostaria de algumas dicas. Obrigada.

  2. admin diz:

    A nossa equipa tem vindo a publicar algumas dicas sobre a promoção das obras, entre as quais a apresentação pública dos livros. Siga este link e leia alguns dos posts que temos escrito: http://www.bubok.pt/blog/category/promocao/

  3. Rita diz:

    Ola! gostaria de lançar o meu livro aqui. Quanto custa mais ou menos o serviço e quais as condições?? obrigada

  4. Equipa Bubok Portugal diz:

    Olá Rita,

    Para publicar na Bubok o primeiro passo é registar a sua conta de autora e completar o nosso processo de publicação: http://www.bubok.pt/publicar

    Como complemento à auto-publicação gratuita, a Bubok disponibiliza aos autores serviços e packs editoriais que pode contratar para o seu livro.

    Depois de publicado, o livro fica disponível para venda em papel e/ou em eBook através da nossa livraria em http://www.bubok.pt/livraria.

    Alguma outra dúvida que possa esclarecer?

  5. manu diz:

    Vou publicar meu livro e gostaria de saber se posso contar com a bubok para a venda na internet..

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ayuda online