Calendario 14 / Abril / 2016 Cantidad de comentario Sem comentários

É possível que nalgum momento da sua carreira como escritor tenha pensado em procurar uma editora para o seu livro. Esta procura não é fácil e às vezes, empreendê-la sem a informação necessária, pode ter consequências desastrosas.
Deve saber que existem três grandes tipos de editoras para publicar livros:

 

  • Editoras tradicionais
  • Editoras de co-edição
  • Editoras de auto-edição ou edição independente

 

Estes grupos são muito abrangedores, mas servem-nos para compreender um pouco melhor as opções disponíveis. O critério de classificação tem duas variáveis: quem investe na edição (e portanto obtém mais compensações) e quem controla os processos. Ambos estão relacionados.
Antes de procurar uma editora aconselhamos-lhe que reflicta sobre os seus objectivos, os recursos que possui e o nível de controlo que deseja ter sobre todo o processo de publicação. De esta forma escolhe a opção que melhor se adapte às suas necessidades e evitará complicações.
Mesmo no caso de ter a certeza de que quer tornar realidade o sonho de publicar de forma mais tradicional, porque as coisas sempre se fizeram assim, pense. Tenha em conta os pros e contras, mas sobretudo, pense que quer e como quer consegui-lo.
Vamos aprofundar um pouco mais sobre que oferece cada tipo de editora.

Editoras tradicionais

Nas editoras tradicionais o autor cede os direitos de exploração da obra, de forma que o editor invista na edição do livro e tome todas as decisões. Ao editor também cabe distribuir e promover a obra. O autor não precisa de investir na edição e não tem que se preocupar com um grande parte do trabalho, no entanto, perde a sua capacidade de controlo sobre a maioria dos aspectos do livro e recebe um lucro sobre o preço de venda que anda à volta de 8%. Mesmo assim, a sua implicação na promoção é igualmente necessário e importante para que o livro tenha uma difusão satisfatória.

Editoras de co-edição

Este tipo de editoras partilham com o autor os gastos e lucros do projecto. Frequentemente assumem, por exemplo, o trabalho de edição em troca de que o autor adquira uma tiragem de exemplares. É aconselhável esclarecer responsabilidades, lucros e o trabalho de cada uma das partes para evitar desilusões.

Editoras de auto-edição ou edição independente

Estas editoras colocam à disposição do autor as ferramentas e serviços necessários para publicar o livro em diferentes formatos. A Bubok utiliza este sistema e, além disso, proporciona al autor el assessoria e acompanhamento durante o processo. Se é o autor quem investe na edição da obra, também obtém uma maior compensação: 80% dos lucros.
Na nossa opinião, a edição independente é a apropriada para os autores que querem tomar as rédeas do seu projecto e enfrentá-lo como se se tratasse de uma pequena empresa. Se não está disposto a investir tempo nem recursos, é provável que não lhe convenha.
Se lhe assusta a inversão inicial, lembramos-lhe que o crowdfunding é uma possibilidade. O fundamental é que saiba qual é a filosofia do seu projecto e como pô-la em prática.
Independentemente de que tipo de editora escolher, estes são os nossos conselhos:

  • Apresente sempre o texto na sua versão mais definitiva, se possível digitalizado
  • Prepare uma ficha na qual descreva os seus objectivos com a publicação, a sua experiência no mundo editorial, as suas outras publicações e uma pequena biografia
  • Complete uma ficha sobre a sua obra, na qual sintetize o seu género, temática, extensão e inclua uma sinopse junto com uma descrição mais detalhada
  • Localize obras similares que já se tenham publicado e compartam rasgos com a sua

 

Estas dicas ajudá-lo-ão a apresentar o seu projecto a qualquer editora e sobretudo a reflexionar sobre a sua ideia.
Se quer saber mais sobre edição independente, está no sítio certo. Não perca todos os recursos que partilhamos para os nossos autores empreendedores.
Também oferecemos assessoria para autores que iniciam este caminho. Envie-nos a sua obra e ajudamos-lhe.
Até à próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad