Calendario 29 / Novembro / 2016 Cantidad de comentario Sem comentários

Depois de escrever um livro é provável que se sinta preocupado. Esteve meses ou anos a trabalhar no seu projecto e precisa de ter a certeza de que os seus direitos de autor estão protegidos e que ninguém o vai plagiar. Para isso, antes de publicar, é aconselhável registar um livro na propriedade intelectual.

O que é uma licença de propriedade intelectual?

É um documento que acredita a autoria da obra e no qual constam os direitos dos autor/es sobre a mesma, quais se partilham e quais se cedem. Esta licença é-lhe dada ao inscrever a sua obra em qualquer registo de propriedade intelectual.

É obrigatório registar um livro como propriedade intelectual?

Inscrever o seu livro em qualquer registo de propriedade intelectual é voluntário. É simplesmente um processo em que se declara que a obra registada é sua e especifica quais são os seus direitos. Lembre-se que, mesmo que não o registe, os direitos sobre o seu livro são seus. No entanto, dirigir-se a um registo dá-lhe mais protecção e, sobretudo, é uma prova oficial da sua autoria.

Onde posso registar a minha obra

Pode registar a sua obra em qualquer delegação da Sociedade Portuguesa de Autores da sua zona, em Safe Creative ou utilizando o serviço de registo gratuito em Safecreative através da Bubok, sendo que neste caso nós enviaríamos os ficheiro necessários a esta plataforma de registo de propriedade intelectual.

registe o seu livro

 

Como será a minha relação contratual com a editora?

Quando escolher as suas opções de publicação, deve ler com atenção o compromisso que assume com cada plataforma. A Bubok, por exemplo, não exige exclusividade, nem obrigação de permanecer connosco ao publicar o seu livro. Poderá retirá-lo da nossa editora quando assim decidir ou publicá-lo noutras webs ao mesmo tempo.
Se a sua obra já está à venda noutras plataformas, pode publicá-la na Bubok sempre que os direitos de terceiros não se vejam afectados. Como já lhe indicamos, da nossa parte não pedimos qualquer exclusividade, no entanto, deverá consultar a sua editora ou distribuidora de maneira a garantir que tem direito a publicar o conteúdo noutros sítios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad