Calendario 19 / Novembro / 2013 Cantidad de comentario Sem comentários

revisor de livro

Para crescer como escritor, o autor tem de ser capaz de aceitar as sugestões e as críticas feitas ao seu livro. E para que estas opiniões sejam o mais construtivas possível é fundamental saber escolher o revisor certo e partilhar com ele as suas dúvidas e objetivos. Assim o revisor vai saber o que procurar.

O “Expert”
Está a escrever uma história de ficção científica? Procure alguém que domine este género literário e que possa orientá-lo sobre como encaixar o seu livro nesse universo.

O Editor
A experiência de um editor é um recurso imprescindível se quer “afinar” o seu livro e aproximá-lo a uma “obra-prima”. O objetivo é examinar e aperfeiçoar a estrutura da narrativa e o desenvolvimento dos personagens; ajudá-lo a refinar a escrita; e quando o manuscrito estiver pronto, rever o texto para corrigir alguma gralha que possa ter escapado.

O “Outsider”
Conseguir o interesse de um leitor que numa situação normal nunca leria o seu livro, é uma conquista muito importante. É importante entregar o seu livro a uma pessoa que esteja completamente fora do nicho do livro e ouvir o que ele tem a dizer.

O Estranho
É fundamental para um autor reunir a opinião de pessoas que não lhe são próximas, pois estas serão os revisores mais honestos do livro. Para isso, pode apoiar-se em comunidades online de escritores e leitores , como é o caso da própria Bubok. A experiência pode ser muito positiva e vai-lhe dar uma visão-geral sobre a forma como as pessoas vão encarar o seu livro.

O Amigo
Todos os autores precisam de um “ombro amigo”, uma pessoa que vai estar do seu lado e que o vai incentivar nos momentos mais difíceis.

O Crítico
Está a escrever um livro sobre as vantagens da internet nos dias de hoje? Mostre-o a alguém que tenha uma opinião contrária à sua. Pode acontecer que esta pessoa tenha contra-argumentos que o ajudem a consolidar algumas pontas soltas do seu livro antes de o publicar.

O Vendedor
A última palavra do livro não representa o seu fim. O objectivo último de qualquer autor é chegar aos leitores, ver o seu livro ser comprado e lido. Encontre um livreiro ou um profissional de marketing que possa ajudá-lo sobre como tornar o livro num chamariz. Isto pode significar ter de alterar a composição da capa, melhorar a sinopse, assegurar que a “marca autor” é consistente, etc.

 

Quando a etapa da revisão estiver concluída, não vai faltar muito mais para que o seu livro comece a chegar às mãos e olhos dos leitores. E, pelo menos, terá a certeza que o resultado final já passou pelo crivo de pessoas que o examinaram atentamente e que o ajudaram a amadurecer e a aperfeiçoar a história.

 

Adaptado de: http://writetodone.com/finding-effective-critique-7-people-need-review-writing/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad