Educação ambiental no cotidiano das escolas públicas

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Educação ambiental é uma novidade da educação,já praticada em alguns países, pois foi proposta em 1999 no Brasil, e tem oobjetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente.Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e sua preservação,utilização sustentável e pode ser incluída como uma disciplina. ? umametodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem emassuntos como o ambientedevido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimasdécadas. No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente,não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais,mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedadessustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação Ambiental em sua complexidade e completude. A educaçãoambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei daEducação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é umcomponente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente,de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, emcaráter formal e não-formal. A educação ambiental tenta despertar em toda aconsciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar avisão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro detudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. Desdemuito cedo na história humana para sobreviver em sociedade, todos os indivíduosprecisavam conhecer seu ambiente. O início da civilização coincidiu com o usodo fogo e outros instrumentos para modificar o ambiente, devido aos avançostecnológicos,e esqueceram que nossadependência da natureza continua. A educação ambiental é a ação educativapermanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de suarealidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e coma natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade,valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformaçãosuperadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais,desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para ditatransformação.

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