APONTAMENTOS PARA O ESTUDO DAS TEORIAS DO CONHECIMENTO E ENTENDIMENTO DO UNIVERSO


Se tiver ideias formadas a respeito do Conhecimento e Entendimento do Universo, quer científicas quer filosóficas, (explicativas ou especulativas) peço-lhe que ponha de parte, tanto quanto possível, os seus preconceitos, que preste a atenção que o assunto lhe merecer, que medite nas opiniões que lhe são propostas, que recolha as informações que puder, e que, obtendo o necessário para poder avaliar, mesmo que sinteticamente, o que está escrito, conclua, conscientemente, como entender.

Comecei a escrever estes «APONTAMENTOS» em Coimbra, no ano lectivo de 1946/7, socorrendo-me de notas tomados nas aulas das disciplinas do Curso de «Ciências Históricas e Filosóficas», da bibliografia que pelos Professores me foi indicada, e de muita outra que tive de consultar. No Entanto, sem subestimar a bibliografia que consultei então e agora, (quase toda existente nas Bibliotecas da Universidade de Coimbra), que vai explícita, o seu principal fundamento foram as prelecções dos Mestres, bastante diversificadas e até algumas opostas entre si, mas que não influenciaram na liberdade da minha escolha. Acabei a sua primeira escrita em 1949/50, data em que terminei a licenciatura no referido Curso. Foram, na altura, de 1946 a 1950, e à medida que iam sendo escritos, vendidos em fascículos, (em número limitado a cinquenta exemplares), e ficaram esquecidos mais de trinta e seis anos, tempo durante o qual servi o Estado Português como funcionário público.

Aposentado, em 1983, com tempo mais ou menos disponível e consultando  mais  bibliografia reformulei-os, adicionei-lhes novas ideias e convicções, acabando, há pouco tempo, de escrevê-los tal como vão, postos em livro, e colocados, gratuitamente, à disposição de quem os queira ler. 

Dei-lhes o título de «APONTAMENTOS PARA O ESTUDO DAS TEORIAS DO CONHECIMENTO E ENTENDIMENTO DO UNIVERSO».

Dividi este livro em vinte e um capítulos:

 Faço nele, um resumo do pensamento dos filósofos do «Milagre grego», dos pensadores que, após a conquista da Grécia levaram a cultura filosófica de Atenas ao Império Romano e dos pensadores do Renascimento, verdadeiros precursores e impulsionadores do Pensamento Filosófico dos Tempos Modernos.

Discordando da opinião de Michelet, faço uma alusão ao valor da «Idade Média».

Exponho as principais teorias sobre o aparecimento do UNIVERSO, como Macrocosmos.

Relato as «Idades da Terra».

Apresento as diferentes raças humanas, sob o ponto de vista anatómico e os vestígios dos supostos homens primitivos.

Estabeleço relações entre a criação e o Criador.

Narro os acontecimentos da Pré-História segundo suas «Idades».

Ponho o mistério da criação do HOMEM e da criação do MUNDO.

 Falo da revelação feita a Moisés, do Antigo Testamento, de Deus, como Ser Necessário, e de Jesus Cristo, como Filho Unigénito de Deus e Filho do Homem.

 Considero a Bíblia como História da Humanidade.

Faço alusão ao mistério do Tempo antes e depois da Criação, e aos mitos.

 Verso sobre o Conhecimento e os seus Problemas: a Possibilidade, a Essência, a Origem, a Explicação, as Formas e Espécies, o Valor e Limites e apresento as diferentes correntes doutrinárias.

Coloco lado a lado duas filosofias, a da Ciência e a da Crença, ambas necessárias para se obter o Conhecimento e Entendimento do Universo.

...[ler mais]
EUR 13,72
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: Higino do Vale Carvalheira
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 169
  • Tamanho: 210x297
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • Downloads: 179
  • Última atualização: 04/09/2023
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros do autor
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.