Procurar na Bubok

Cálculo do pH com o Microsoft® Excel - Soluções Aquosas de Ácidos Fracos

  • Autor: António C. L. Conceição
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 106
  • Tamanho: 210x297
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Argolado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • ISBN eBook em PDF: 978-989-20-6823-7
  • Downloads: 10
Ver ficha técnica completa
Este livro apresenta um conjunto de problemas resolvidos em folhas de cálculo para a determinação do pH em soluções aquosas de ácidos fracos, de bases conjugadas de ácidos fracos, soluções tampão e soluções de anfólitos. Simulação de curvas de titulação ácido fraco base forte ou de base fraca ácido forte. Cálculo de constantes de formação das espécies protonadas dos ácidos fracos a partir de curvas de titulação ácido base.
3 Comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
6 de Julho de 2017 por matoslopes
Da leitura dete livro sobressaiu a sua índole muito prática e a sua organização adequada.
Pode ser útil para alunos em ciclos universitários de química, bioquímica e biologia, quando necessitem de abordar a química analítica de soluções aquosas de ácidos fracos, tampões e anfólitos. Seguramente o recomendarei aos meus alunos.
O recurso à programação em Excel, torna-o também atraente, com fins demonstrativos ou de aplicação, a outros utilizadores, como, por exemplo, professores ou técnicos de análise química.
Manuel Matos Lopes (Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Departamento de Química e Bioquímica )
1 de Agosto de 2016 por AConceicao
Os ficheiros Excel deste livro podem ser enviados por correio eletrónico desde que pedido diretamente ao autor.
28 de Julho de 2016 por sebastiaoa
Apreciei o livro pelo seu conteúdo pedagógico e pela apresentação atraente.
Considero que pode ser de utilidade inestimável no apoio a cadeiras da área científica de Análise Química, em muitos cursos universitários.
Considero em particular que pode ser muito útil para os alunos de Licenciatura e de Mestrado Integrado em Engenharia Química do Instituto Superior Técnico, no apoio à cadeira de Análise Química, não só pelo conteúdo prático como pelo uso do Excel na resolução dos problemas.
Sebastião Alves (coordenador do Mestrado Integrado em Engª Química do Instituto Superior Técnico)