Procurar na Bubok

A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO E AS EXIGÊNCIAS DO SEU EXERCÍCIO NO BLOCO OPERATÓRIO

  • Autor: António Lopes Oliveira
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 117
  • Tamanho: 150x210
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • ISBN eBook em PDF: 978-84-686-5356-3
    ISBN Acabamento em capa mole: 978-84-686-5351-8
  • Livros vendidos: 11
Ver ficha técnica completa
Este trabalho centra-se, por um lado, na evolução da enfermagem como ciência e arte, bem como no desenvolvimento da estruturação social e deontológica, e nos fundamentos para uma enfermagem mais humana. Por outro lado, implica naturalmente que se pense nas exigências que o exercício de enfermagem provoca na esfera relacional dos enfermeiros de bloco operatório, nomeadamente, quando passam a exercer a função de enfermeiro instrumentista.

Os enfermeiros, ao assumirem esta outra função, parecem distinguir-se dos demais enfermeiros. Sendo aquela uma função para a qual se mobilizam conhecimentos essencialmente técnicos, a perda do sentido relacional jamais pode acontecer, pois a Pessoa é o verdadeiro objeto dos seus cuidados. Podem exercer a tarefa de instrumentação de forma exemplar sem deixarem de ser excelentes enfermeiros, basta para tal que não elevem os aspetos técnicos e os suportes tecnologicos a níveis de ideologia.

Assim, no Capítulo 1, descreve-se todo um conjunto de factos históricos e de natureza profissional que descrevem a enfermagem e o seu objeto de cuidar, a Pessoa. O Capítulo 2 refere-se, de uma forma geral, ao impacto que as tecnologias causam na área da saúde e os modelos que a enfermagem pode utilizar para consubstanciar a sua prática e de que forma esta é, ou não, benéfica para os cuidados que presta. No Capítulo 3 relata a problemática dos enfermeiros de bloco operatório e das dificuldades que nota no relacionamento com o doente, nomeadamente para o enfermeiro instrumentista, quando tal nunca deveria acontecer. No último Capítulo traça um conjunto de observações para as quais os enfermeiros de bloco operatório devem estar atentos, para as conseguir ultrapassar, sem nunca perder a sua verdadeira natureza e a sua mais profunda essência: Cuidar de Pessoas.

...[ler mais]
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro