CEGUEIRA LUSA


Dei os primeiros passos na webosfera corria o ano de 2006. A convite do meu bom amigo Carlos Sousa (C.S), um «craque» da rede, comecei a postar no blogue Mais Bola. Como o próprio nome parece indiciar, visava sobretudo analisar o que se passava no mundo do futebol. Gostei imenso da experiência. Entusiasmei-me e passei a produzir e a plasmar, nesse espaço, bastante informação. Com o passar do tempo, fui sentindo a necessidade de alargar os domínios da minha intervenção. Gostava de falar de outras temáticas que me interessam e de opinar acerca do meio envolvente e da sociedade em que me insiro.

Foi neste contexto, após a primeira experiência de produção de conteúdos on-line, que criei, com a colaboração do amigo C.S., um espaço de intervenção bem mais abrangente que baptizei de Cegueira Lusa. A adopção do nome não foi uma tarefa fácil, bem pelo contrário. Procurei que o título do novo blogue fosse apelativo e que, de algum modo, pudesse justificar per si a sua criação. Quando me refiro a cegueira lusa, viso essencialmente dar um contributo para a atitude passiva que a maioria dos nossos compatriotas tem em relação a tudo o que diz respeito ao nosso futuro, enquanto nação independente e enquadrada na União Europeia. A apatia e o desinteresse parecem, em alguns momentos, resultar de uma putativa cegueira que não permite que os cidadãos vejam, com olhos de ver, analisar, reflectir, criticar e agir de modo a contribuírem decisivamente para a construção de um país melhor que proporcione a todos e s gerações vindouras melhor qualidade de vida, desde que se nasce até aos últimos dias.

Na medida do possível, com um ou outro excesso de linguagem, procurei, ao longo destes três anos, analisar criticamente o nosso país e o mundo. Consciente das minhas limitações, creio que nunca deixei de procurar tecer críticas construtivas e que visam essencialmente resultar num modesto contributo para a anulação da aparente cegueira que parece apoderar-se de muitos portugueses.

Acredito que é possível adoptarmos um novo olhar, um olhar mais atento, mais crítico, mais reflexivo que permita a mais portugueses exercerem a cidadania na sua plenitude e darem o seu contributo para a construção de um futuro promissor e que garanta uma boa qualidade de vida a todos nós e s gerações vindouras.

No que me diz respeito, continuarei a fazer o trabalho de «formiguinha», com enorme prazer, e a acreditar que, com o contributo de todos, é possível tornarmo-nos nos obreiros de um mundo melhor, mais solidário e mais justo, esbatendo as desigualdades sociais e aumentando a entreajuda entre os povos.

Reuni, neste livro, os textos que considerei mais interessantes, escritos ao longo de três anos (2007-2010). Logicamente, no blogue há outros documentos: vídeos, fotografias, sugestões literárias e culturais múltiplas.

Convido-o, caro leitor, a visitar o meu blogue no endereço que se segue:

 

http://cegueiralusa.blogspot.com/

...[ler mais]
EUR 14,04
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: JOSÉ CARREIRA
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 169
  • Tamanho: 170x235
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • Downloads: 704
  • Livros vendidos: 3
  • Última atualização: 26/11/2023
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros do autor
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.