Gestão do Conhecimento para a Inovação: Estudo Comparativo de Três Empresas Portuguesas


A presente dissertação tem como objectivo principal responder questão: Como se faz gestão do conhecimento para a inovação no sector das telecomunicações

O presente trabalho apresenta-se dividido em duas partes. Após a revisão da literatura relevante efectuada na primeira parte da dissertação acerca da temática em estudo, na segunda parte faz-se a ligação entre a teoria da gestão do conhecimento e a inovação e desenvolve-se um modelo conceptual de gestão do conhecimento para a inovação no sector das telecomunicações, baseado em três componentes principais: Processos, Pessoas e Tecnologias, contextualizadas com Influências de Gestão, de Recursos e de Ambiente. O modelo conceptual é verificado empiricamente, através de um estudo de caso múltiplo realizado em três empresas portuguesas pertencentes ao sector das telecomunicações.

Na sequência da verificação do modelo conceptual, os resultados empíricos indicam, entre outros:

a)     O modelo conceptual de gestão do conhecimento para a inovação aplica-se s três empresas, mas as variáveis associadas aparecem com peso/importância diferente nas respectivas empresas, reflectindo as suas especificidades;

b)    Existência de práticas de gestão eficazes que podem ser partilhadas e aplicadas noutras empresas.

Considera-se que o modelo de gestão do conhecimento para a inovação sugerido na presente dissertação pode servir de ponto de partida para a realização de estudos semelhantes, na indústria das telecomunicações, recorrendo quer a abordagens qualitativas, quer a abordagens quantitativas.

EUR 25,90
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: Mariana Topete de Oliveira Pita
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 189
  • Tamanho: 210x297
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • Última atualização: 24/07/2023
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.