Grisalhos Caracterização multidimensional da população idosa da Freguesia de Brasfemes


Sendo embora a velhice considerada um termo impreciso, ela reflecte um processo que decorre no curso de vida do ser humano, provocando alterações sociais, biológicas e psicológicas, que diferem entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Na abordagem desta categoria fixada socialmente para demarcar o período em que os seres humanos ficam velhos, definir as pessoas mais velhas deve ter em conta diversos pontos incidindo numa análise sistemática.

Ao falarmos de idosos evocamos o envelhecimento demográfico, que se apresenta como um dos desafios mais importantes do século XXI, obrigando a reflectir sobre questões como as mutações familiares, os meios de subsistência, as necessidades das pessoas mais velhas, as actividades da vida diária, a saúde mental e os recursos sociais.

Após explicitado o fenómeno da velhice, caracteriza-se a Freguesia de Brasfemes, pertencente ao Concelho de Coimbra, situada na zona periurbana, no extremo Norte da Cidade de Coimbra. Delimita-se o problema de investigação, onde os objectivos fulcrais do estudo incidem na caracterização de forma multidimensional e no levantamento de necessidades em termos de respostas sociais para a população com mais de 65 anos de idade da freguesia de Brasfemes. Explicitam-se, em seguida, os materiais e métodos seguidos na investigação, utilizando-se como instrumento neste estudo o questionário de avaliação funcional multidimensional de idosos (Older Americans Resources and Services - OARS) e questões relacionadas com as necessidades sentidas pela população, ao nível das respostas sociais e possíveis redes de suporte formal e informal. Por fim, evidencia-se os resultados obtidos na investigação, realçando uma feminização da população sénior da freguesia, habilitações académicas onde o Ensino Básico Primário é predominante, a coabitação maioritária com o cônjuge e a escassez de contactos com amigos e familiares. As mulheres possuem recursos económicos inferiores comparativamente aos homens, sendo os seus rendimentos originários do trabalho por conta de outrem.

Aborda-se a saúde mental e física, bem como a utilização dos serviços. Ao nível do levantamento das necessidades sentidas por parte da população, esta procura os equipamentos somente em situações quase extremas de necessidade, continuando a família a ser o grande suporte social.

E por último apresentam-se sugestões para colmatar situações de isolamento social.

...[ler mais]
EUR 13,73
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: Susana Campos
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 74
  • Tamanho: 210x297
  • Miolo: Cor
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • Downloads: 7
  • Última atualização: 08/10/2023
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.