Tristessa


Era uma noite de verão em 1995, alguns meses antes da internet estar disponível no Brasil. Naqueles dias ainda não levávamos nos bolsos a nossa webvida e também não precisávamos nos logar para viver. Paula preparou uma pequena festa para me apresentar a outras seis pessoas.

 

Enquanto me distraio observando os movimentos do DJ na contraluz, Fernanda deixa a pista de dança, caminha em minha direção e se apresenta ao som de "Slave to Love"

 

A sua beleza, as palavras mágicas que dizia, o mistério que havia em seu olhar, deram-me a certeza de que aquela não seria uma noite qualquer. Havia em seus olhos um ponto de partida, uma viagem, eu só não fazia ideia para onde.

 

E não fazia ideia também de que naquela mesma noite eu começaria a ser chamado por outro nome, passaria a caminhar por uma faixa labiríntica entre a ficção, o real e o virtual, e compartilharia com aquelas pessoas a informação sobre o anúncio de uma morte prometida.

 

Mas antes que eu pudesse esboçar uma reação Thomas chegou, se apresentou e me propôs um negócio: colocar um livro interativo na Web baseado em sua própria história - os personagens eram as outras pessoas que estavam na festa.

 

Demos uma olhada no conteúdo, conversamos muito rapidamente sobre os detalhes e fechamos o negócio. Ele me entregou um CD com os textos, disse que precisava ir embora e a festa continuou, sem ele.

 

No transcorrer do encontro, que foi até o amanhecer, conheci melhor as pessoas que Thomas já havia me apresentado enquanto falávamos sobre o livro. Marcela, sua namorada, Alex, seu grande amigo de infância, Joana, sua ex-mulher e Roberta, a produtora do livro.

 

Nessas conversas todos expuseram intimidades de sua convivência com Thomas, mais até do que um livro de ficção autobiográfica precisaria, e só então me dei conta que havia sido convidado para a festa porque aqueles personagens passariam a fazer parte da minha vida.

 

Com o início da internet o projeto se concretizou e foi bem sucedido junto aos leitores e também muito divulgado pela mídia impressa e mais ainda pelos trabalhos que surgiram nos meios acadêmicos, de pós-graduação e doutorado na área de literatura.

 

Quando o último capítulo foi disponibilizado na Web, um dos personagens desapareceu, o que inevitavelmente remeteu à morte anunciada.

 

Esta história é verdadeira. O livro original você pode ler em www.quattro.com.br/tristessa.

EUR 16,74
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: Marco Antonio Pajola
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 262
  • Tamanho: 150x210
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • Última atualização: 03/09/2023
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.