Sobre o LivroEste livro destina-se a todos aqueles que
se interessam por desporto, marketing e gestão sejam na perspetiva de
marketeer, dirigente, técnico, treinador, autarca, atleta ou meramente um curioso
como nós do fenómeno desportivo.
Ao longo do livro, podemos perceber de que
forma o marketing se pode aplicar a 3 nÃveis de organização: profissionais, semi-profissionais
ou amadores.
O fan é o consumidor que revela a sua paixão pelo desporto. Esta emoção transforma-se em envolvimento com a modalidade, o clube ou o atleta.
O show é o espetáculo desportivo, é o momento de desenvolvimento entre o fan, o sponsor e promotor do espetáculo. à a marca na memória do adepto.
O sponsor é a marca que se envolve no desporto com o objetivo de obter visibilidade e interagir com os fans. O sponsor procura no desporto a possibilidade de se diferenciar e aumentar as suas vendas.
O sports marketing management ajuda-o a gerir as sinergias que se desenvolvem entre o fan, o show e o sponsor, permitindo tornar o desporto num negócio envolvente, espetacular e rentável.
Bom jogo!
____________________________________________________________________________________
Sobre os Autores
Daniel Sá
à um apaixonado por Desporto e por Marketing. Jogou Voleibol nas variantes de pavilhão e praia durante 15 anos. Desde 1995 tem acumulado experiência profissional em várias áreas no desporto em domÃnios como patrocÃnio, merchandising, bilheteira e gestão de eventos em várias organizações. Ainda teve tempo para estudar marketing e, uns anos mais tarde, gestão desportiva. Atualmente é Diretor e Professor de Marketing do IPAM Porto. Acha que o desporto vai obrigar as agências de publicidade a alterar profundamente o seu negócio.
Carlos Sá
à um apaixonado por Marketing e por Desporto. O Marketing faz parte da sua vida profissional onde desempenha diversas funções de gestão sempre à volta deste tema. à professor de Marketing no IPAM. Em 1993, co-organizou o seu primeiro evento: um passeio de todo o terreno ao deserto marroquino. Desde aà já fez assessoria de imprensa. Captou sponsors e vendeu bilhetes. Praticou vários desportos de forma amadora. O Golfe tem sido ultimamente o seu maior desafio, tentando a todo custo baixar o seu handicap. Vai inclusive ao ginásio uma a duas vezes por semana porque acredita que o seu swing pode melhorar.
____________________________________________________________________________________
Versão em Papel:
Para adquirir o livro em formato papel, faça o seu pedido para o email
[email protected].
____________________________________________________________________________________