Práticas Tradicionais Relativas À Saúde Animal No Meio Rural


Até à vinte anos atrás, num ambiente rural tradicional e economicamente desfavorecido, ainda muito povoado pelas crendices e pela falta de informação científica credível, a utilização de remédios caseiros e o recurso a bruxos, entendidos, santos protectores e ferradores, foram amplamente utilizados na prevenção e tratamento das doenças dos animais. O recurso a este tipo de soluções fora dos circuitos formais/oficiais de sanidade animal, resulta por um lado da experiência histórica e por da falta de apoio e de estruturas médico-sanitárias de âmbito local. Assim os habitantes das aldeias invocam devotadamente o poder Divino, panaceia para os seus males, semelhante aos procedimentos já existentes em tempos antigos (facto constatado por nós através das leituras referidas).

Nesses tempos, o agricultor recorre simultaneamente a todas as fontes de solução que tem ao seu alcance. O agricultor em regra não recorre ao médico veterinário sem primeiro esgotar toda a casta de meios, pretendidamente eficazes, que lhe fornecem os curandeiros espalhados por toda a parte, (Lima: 30:1). Nesta atitude de procura simultânea de soluções, se revela inegavelmente um princípio de segurança em primeiro lugar que em geral norteia a acção do agricultor e se pode, igualmente, ter como estratégia para reduzir riscos.

A vulnerabilidade e precariedade económicas da grande maioria das nossas explorações agrícolas, conferem ao efectivo pecuário, enquanto importante fonte de rendimento, um lugar de destaque nas economias agrícolas familiares. Daí a progressiva tendência para confiar o sucesso de produção pecuária aos cuidados técnicos de sanidade animal, como forma de assegurar o sucesso da sua produção. Este maior recurso à Medicina Veterinária não tem anulado e eliminado as alternativas tradicionais, as quais, como vimos, gozam ainda de uma grande credibilidade e no quotidiano dos produtores, convivem pacificamente com soluções mais modernas e científicas.

Actualmente com a evolução da sociedade, esses métodos de então caíram em desuso; sendo hoje cada vez menos utilizados. Hoje em dia com o apoio pecuniário que o Estado cede Ãs explorações pecuárias, aliado à evolução favorável da pronta resposta das estruturas médico-sanitárias, o recurso Ãs soluções de base tradicional, tem diminuído acentuadamente e tem vindo a ser paulatinamente confinado Ãs recordações dos mais velhos.

Hoje em dia no quotidiano dos produtores, há um vasto conhecimento de soluções científicas, modernas e eficazes para a cura de doenças; dada a convivência activa com o Médico Veterinário, daí que estes confiem com convicção a sua produção pecuária aos cuidados destes profissionais de saúde animal, como forma de assegurar o sucesso e rendimento das suas explorações e minimizar os riscos que a estas estão associados

...[ler mais]
EUR 51,90
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: MARIA DE FÁTIMA DE CASTRO AMORIM
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 218
  • Tamanho: 170x235
  • Miolo: Cor
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • Livros vendidos: 109
  • Última atualização: 04/10/2023
  • ISBN eBook em PDF: 978-84-686-4210-9
    ISBN Acabamento em capa mole com badanas: 978-84-686-4209-3
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.