gleidec

Por: Gleide Castro

Atos e consequências que figuram na adolescência.


As Aventuras e Desventuras de Laura Lorin - é uma obra literária de cunho regional que insere características do ismo Romântico, e mescla de pós-Modernismo. A obra romance-romântico é de autoria da professora Gleide Castro; o escrito tem a função social de mostrar no campo psicológico o comportamento humano em seus devaneios, imaturidades, conflitos e descompassos que se manifestam na adolescência, na obra, Gleide tomou para figurar no cenário de seu projeto literário a personagem de uma adolescente de 16 anos, de comportamento egocêntrico,orgulhosa,vaidosa e inconsequente; vale ressaltar que todos esses adjetivos caracterizam pontos retirados de comportamentos de várias adolescentes analisadas pela autora ao longo dos anos, os quais são empregados na vida da protagonista, Laura Lorin.

O livro é composto por capítulos, totalizando um número que ultrassa 20 capítulos- em todos os capítulos iremos encontrar diluídos pinceladas de aventura, romance, angústias, perdas, conflitos internos e externos. atitudes, mudanças de comportamento e por fim a consciência entre as dicotomias humanas: Razão X Emoção, Verdade X Mentira, Atos X Consequências, Amor X dio, Tristeza X Alegria, Imaturidade X Maturidade.

-Início: A história inicia em Minas Gerais (Juiz de Fora), já em movimento físico, impregnado de ações das personagens principais: (aventuras, diversão)

meio: Centro-Oeste e Norte ( Goiás, Mato Grosso e Rondônia)- (conflitos, inicios de grandes problemas)

Final: Norte ( Amazonas) e Centro-Oeste (Brasilia). (consequencias dos problemas, mas um final feliz, um balanço postivo da vida e seus atos)

PERSONAGENS

1º - Protagonista: Laura Lorin (adolescente-16 anos- Linda, jovial, egocêntrica, orgulhosa);

2º- Phillippe Lorin- personagem trágico- é o primeiro homem por quem Laura Lorin se apaixona, mas esse amor dura pouco; após deixar um filho no ventre de Laura, meses depois morre, sem concretizar seu casamento com ela.

3º -personagem: Sabrina ( tia que exerceu o papel de mãe da Laura Lorin)- mulher de temperamento forte; autoritária e manipuladora.

5- Família Silva - pessoas influentes na política e detentoras de alto poder aquisitivo, na cidade de Juiz de Fora; (Júlio Silva- juiz, Darlan Silva- Prefeito da cidade, Deodoro e Violeta Fortunato- pais de Lúlio e Darlan.

Josefina- empregada que há muitos anos se dedicou aos serviços da Família Silva;

PROBLEMÁTICA: inicia em Manicoré- quando Laura Lorin decide romper com os protocolos e tradicionalismos de família, entregando-se a uma aventura amorosa sem medir suas consequências.

TEMPO:

CRONOLGICO E PSICOLGICO.

NARRADOR: ONISCIENTE.

NARRAÇÃO EM 1ª E 3ª PESSOAS.

ESPAÇO: FÍSICO REGIÃO: SUDESTE, CENTRO-OESTE, NORTE.