Nuno Nascimento Martins

Nasceu em Matela, em 1950, e aqui viveu ininterruptamente a primeira década de vida, protegido pelo colo da mãe, aconchegado pelas carícias das tias e exaltado pela proximidade dos vizinhos.

A partir do início da década de 60, a fuga à emigração, à miséria e ao limiar da sobrevivência rurais financiada pela exiguidade e improficiência dos campos e, sobretudo, pelas remessas dos emigrantes, empurrou os jovens das berças para as cidades à procura de formação e conhecimento. A vida, ditada pela fuga que progenitores incentivavam, caminhou, depois e sempre, longe de Matela. 

Concluiu o ensino secundário no lisboeta Liceu Passos Manuel e a licenciatura em Organização e Gestão de Empresas no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, também em Lisboa. Na vida activa foi bancário na Caixa Geral de Depósitos, onde exerceu funções técnicas até à aposentação, em 2010.

Actualmente, reparte a etapa crepuscular entre a Parede (Cascais) e a Ericeira (Mafra), dedicado ao ofício aprazível da leitura e da escrita.