Procurar na Bubok

Robert Manners Moura

Robert Manners Moura, filho de pai Português e de mãe Sul-Africana, de origem Anglo-Germânica, cresceu no Alto Douro: mais precisamente, na Régua e na vizinha Bagaúste. Depois do ensino primário, regressou a Moçambique, para, qual Galaaz, reconciliar dois adultos, desavindos. Quando voltou, em 1956, a família, a Régua, Bagaúste, enfim, o Alto Douro tinham mudado.

Foi um choque!

Por isto, começou, muito novo, a observar, a tomar notas, a reunir bibliografia.

Porém, estruturar-se por dentro leva uma vida!

Assim, na Tapada da Ajuda, em Lisboa, iniciou-se em Agronomia, curso com uma influência seminal na sua vida. Derivou, depois, para a Arquitectura Paisagista, no qual se licenciou, no corolário das suas preocupações estéticas, naturalistas e holísticas. Teve uma carreira no âmbito da conservação da natureza, no Serviço Nacional de Parques, Reservas e Património Paisagístico, agora Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, onde «lançou» no terreno várias áreas protegidas, como a Arrábida, Montesinho e o Alvão. Após o seu mestrado e o seu doutoramento, foi docente universitário na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, publicando vários livros académicos. Só depois de jubilado, em 2008, foi possível rematar "Douro e Duríades", ficção ou semificção, feita de memórias, de imaginação e de alguns delírios.

Contudo, este «parto» tardio talvez se fique a dever, igualmente, a outros factores: não só à complexidade do tema, aos meandros tortuosos das disponibilidades e indisponibilidades do mecenato e da publicação tradicional em tempo de crise económica mas também ao seu gosto pela reclusão, mais disposto a escrever ficções e semificções para si e um círculo apertado de amigos e familiares.

Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, de
download gratuito, de temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.