Procurar na Bubok

antónio ângelo vasconcelos

Natural de Vagos, distrito de Aveiro, estudei música no Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian de Aveiro e é licenciado em Ciências Musicais - Ramo de Formação Educacional - pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Ciências da Educação - Área de Administração Educacional - pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação na especialidade de Administração e Política Educacional, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa com o trabalho intitulado "A educação artístico-musical: cenas, actores e políticas".

Em termos profissionais trabalhei como professor de música em vários níveis de ensino, do pré-escolar ao ensino superior, da educação de infância ao ensino especializado de música. Fui director da Escola Profissional de Música de Almada (1992-1996), e co-organizador de programas de rádio, e ciclos de concertos. Desempenhou funções como técnico no Ministério da Educação (Núcleo do Ensino Artístico ? Departamento do Ensino Secundário) colaborando, nos Encontros do Secundário; co-organizando o Encontro Nacional do Ensino Especializado de Música, participei no grupo de trabalho no âmbito da revisão do currículo do ensino especializado de música, entre outros. Tenho desenvolvido acções de formação no domínio da formação de professores, da educação musical, educação de infância e currículo.

Tenho participado em diferentes encontros, congressos e seminários nacionais e internacionais nos domínios da educação, educação artística, ensino da música, políticas educativas, administração educacional, musicologia, etnomusicologia. Algumas destas comunicações têm sido publicadas. Colaborei na Enciclopédia da Música em Portugal no século XX e publicou artigos, nomeadamente, na revista da Associação Portuguesa de Educação Musical. Sou co-autor do livro Ensino Especializado de Música ? Perspectivas de escolas e de professores, publicado em 1999 pelo Ministério da Educação; co-autor das Competências Essenciais para a Música publicadas em 2001 pelo Ministério da Educação; autor das Orientações Curriculares para a música no 3º ciclo publicadas pelo Ministério da Educação em 2001, Ensaio Geral 5, e autor de O Conservatório de Música: professores, organização e políticas, publicado em 2002 pelo Instituto de Inovação Educacional, e das Orientações programáticas para o Ensino da Música no 1.º ciclo do ensino básico, publicado em 2006, publicadas pelo Ministério da Educação.

Presentemente desempenho as funções de Professor-Adjunto no Departamento de Artes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, de
download gratuito, de temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.