Procurar na Bubok

Carlos Luís Vicente das Neves

Há muitos anos frequentei na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa o curso de licenciatura em «Matemática Pura», mas, decorrido algum tempo, tive de o abandonar, visto a minha atividade profissional se ter tornado incompatível com a frequência de um curso que apenas estava disponível em horário diurno. A não continuação do curso deixou uma sensação de perda e vazio na minha vida, dado o interesse que a entrada no fascinante mundo da Matemática me despertava.

Depois de exercer a profissão de «Escriturário de Contabilidade» durante anos acabei por cair numa situação de desemprego numa idade em que era muito novo para me reformar e demasiado velho para reentrar no mercado de trabalho. Nesta situação tornou-se inevitável repensar o meu projeto de vida.

O gosto pelo estudo da Matemática ? que tinha permanecido intacto ? determinou então as decisões que tomei. Foi neste contexto que me tornei um autodidata da Matemática, adquirindo nos livros o conhecimento que muitos anos antes não tinha podido obter no curso. Do ponto de vista do exercício de uma atividade profissional, apresentou-se-me como uma opção natural tornar-me autor de livros escolares para a disciplina de Matemática. Por um lado, tão fascinante como conhecer é proporcionar aos outros a possibilidade de também acederem ao saber; por outro lado, trata-se de algo bastante adequado para se fazer na condição de trabalhador independente.

Assim, aqui estou, em Janeiro de 2014, à beira de completar 60 anos de idade, a publicar o meu primeiro livro escolar, com muita esperança em que ele possa ser um contributo significativo para o sucesso dos seus utilizadores.

23 de Agosto de 2013
registou-se na Bubok