Fernao Manzambi Guilherme

Fernão Manzambi Guilherme, é formado em Engenharia de Navegação, Hidrografia, Oceanografia e Hidrometeorologia, pela Academia da Marinha da federação Russa - Almirante N.G. Kuznetsova. É especialista em Hidrografia e Oceanografia pelo Instituto Hidrográfico de Portugal.

É Docente universitário na Academia Naval da Marinha de Guerra Angolana (MGA), titular da cadeira de Oceanografia Fisica.  É também professor convidado de Oceanografia Dinâmica, na  Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto.

O professor Fernão Guilherme, além de ser um oficial da Classe de Marinha, com uma promissora carreira e de elevado prestigio a nível das Academias, é um conceituado acadêmico, muito requisitado nas universidades Angolanas, pensador activo com uma extensa obra e artigos publicados.  

Actualmente encontra-se a pesquisar projectos relacionados à Maré ao longo da costa Angolana  e o impacto da agitação marítima nos movimentos dos navios, nos quais tem treinado cadetes e estudantes finalistas.