francisle

No quotidiano da sala de aula, o professor do século XXI enfrenta múltiplos desafios.

Os modelos de aprendizagem têm evoluído consoante a emergência das ferramentas de

comunicação em tempo real. Com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC),

aprender e ensinar são ações redimensionadas, em que o aluno passa a ser protagonista

da sua aprendizagem e o professor assume o papel de orientador de percursos na construção

de saberes.

Nesta obra ” Ferramentas TIC na escola: Aplicações Práticas ”,

convidamos o leitor a refletir sobre um grupo de professores em formação, da Unidade

Curricular T IC E ducação, i ntegrante d os c ursos de mestrado em Educação, em Ciências e

em Artes, promovidos pela Universidade de Aveiro. Através das suas práticas procuraram

soluções criativas, e sugerem neste livro estratégias para uma integração eficiente e

eficaz das TIC na educação. Com a leitura e a reflexão das propostas de intervenção, o

leitor poderá descobrir usos inovadores das ferramentas disponíveis no mundo digital, e,

consequentemente, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.