Procurar na Bubok

joaobernardosilva1951

O presente livro, surge pelo efeito de uma paixão em escrever que dura à mais de 20 anos. Na origem da força maior para escrever estão as crianças. Este é o quinto livro e o primeiro na área da fotografia versejada. E para o qual vou usar um pseudónimo de João Bernardo e vou oferecer este livro a todos os OVARENSES espalhados pelo MUNDO.

QUALQUER MANUSCRITO QUE SEJA IDÊNTICO A ESTE SERÁ CONSIDERADO (PLAGEADO) 

    As fotos que vou expor dizem respeito não só a Ovar, como também a outros locais que visitei pelo Mundo, para ir ao encontro de crianças abandonadas.

    Muitos dos versos que vou expor, são fruto do silêncio, vivido por mim, durante as 4 ou 5 horas da madrugada. Quando quase todo o mundo dorme, eu estou alerta e faço a descoberta das palavras que surgem na mente e de repente, o caldo fica entornado: então, encosto a cabeceira à testeira e encostado, começa o meu fado. Surge a fotografia na mente, agarro-a e exponho os versos.

Por vezes, surge também na minha visão, um quarto, uma janela, um rio, uma fonte, as tintas os pincéis, o chilrear dos pássaros, os prados verdejantes e não sei quê mais que fazem o ser de um escritor, um poeta, o cantor, um médico, ou doutor. Todos estes humanos têm no ser: O dom, fascínio, intuição, imaginação e visão de tudo quanto a natureza oferece e surge assim o verdadeiro artista.  

OVAR TEM VERDADEIROS ARTISTAS, PENA NÃO SEREM RECONHECIDOS PELAS ENTIDADES LOCAIS.

     O HOMEM não é um ser inacabado, ele molda-se e não tem que se orientar por hábitos ou costumes dos seus progenitores e se seguir esta tendência, vamos facilmente encontrar doutores, autênticos (burros) e seriam melhores aproveitados se fossem (lavradores) ou tivessem outra profissão. Há Homens lavradores que seriam bons MÉDICOS; só que o factor sócio económico não o permitiu. São as tais profissões desajustadas ao ser humano. NA REALIDADE o HOMEM deveria seguir a sua melhor vocação, explora-la para proveito de si, da sua família e do próximo e não calcar ninguém para se tornar alguém na vida; mas também não havia de haver lambe botas, autênticos oportunistas a conseguirem postos de trabalho para os quais nunca estiveram á altura.

OVAR FICA SITUADA A MEIO DE UM ESPAÇO ENTRE AVEIRO E PORTO; 35 KM PARA CADA LADO.

OVAR FOI ELEVADA A CATEGORIA DE CIDADE NO ANO DE 1984, PELA LEI Nº 9/84 DE 28 DE JUNHO.

O CONCELHO FICA SITUADO NUMA ZONA TURISTICA DA ROTA DA LUZ E FAZ PARTE DA COSTA DE PRATA PORTUGUESA.

NO ANO DE 1997, OVAR RECEBEU O 1º PRÉMIO A NIVEL NACIONAL DA CIDADE MAIS FLORIDA E O 2º PRÉMIO A NIVEL EUROPEU.

 

 

 

 

OVAR É CONHECIDA PELA CIDADE MUSEU DO AZULEJO E PELA SUA GASTRONOMIA, ONDE SE DESTACA A CALDEIRADA DE ENGUIAS E O PÃO-DE-LÓ DE OVAR NO PLANO TURISTICO TEM O CARNAVAL QUE ATRAI MUITOS FORASTEIROS. TEM MUSEU DE ARTE SACRA E SETE CAPELINHAS DOS PASSOS QUE NORMALMENTE ABREM AO PÚBLICO PARA RECEBER AS PROCISSÕES QUARESMAIS. ESTA MANIFESTAÇÃO DE FÉ JÁ VEM DE Á SÉCULOS ATRAS.

OVAR OCUPA UMA ÁREA DE 149,88 km2 E TEM COMO LIMITAÇÕES A NORTE – ESPINHO… NORDESTE-SANTA MARIA DA FEIRA…LESTE- OLIVEIRA DE AZEMÉIS… SUL – ESTARREJA E MURTOSA… OESTE- OCEANO ATLÂNTICO.

O CONCELHO DE OVAR TEM ATUALMENTE 5 FREGUESIAS A SABER: 1ªCORTEGAÇA (VILA) 2ªESMORIZ (CIDADE) 3ª MACEDA (VILA) 4ª UNIÃO DE FREGUSIAS COMPOSTA POR: OVAR (CIDADE), SÃO JOÃO DE OVAR (VILA), ARADA E SÃO VICENTE PEREIRA JUSÃ (VILA) 5ªVÁLEGA (VILA)

 

    Sou natural de SÃO JOÃO DE OVAR, onde nasci a 27-09-1951. Quando comecei o presente livro, fui ao encontro de outros tempos, para melhor encontrar as minhas origens, e como tal, começo por prestar homenagem aos meus desaparecidos progenitores e ao meu avô materno. Vou também evidenciar OVAR com poesia versejada autenticada com foto e vou tentar corresponder nas seguintes áreas: TRABALHO, SAÚDE, EDUCAÇÃO, JUSTIÇA, TRANSPORTES, DESPORTO, CULTURA, ACESSIBILIDADES E TECNOLOGIA.

 

    A VIDA, nunca foi complicada, temos sim que enfeitar um bom dia e manter a alma animada, para assim oferecer uma outra vontade de viver, porque esta vida não é nada.

    AS PALAVRAS dum escritor, elaboradas com amor, levam a qualquer parte. É o engenho, é a arte… Na arte não sou doutor, eu não sou nenhum artista, mas com ajuda do senhor, não há força que resista.

Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, de
download gratuito, de temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.