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RESUMO

O ensino da Matemática deve propiciar que o aluno seja capaz de desenvolver competências e habilidades de identificar, formular e resolver problemas, utilizando um rigor lógico científico na análise da situação-problema, bem como correlacionando-o com outros campos do saber. O estudo da trigonometria, segundo Silva e Neto (2006), nos possibilita desenvolver habilidades consideradas significativas no que diz respeito à leitura e à interpretação de factos reais que envolvem não somente os conhecimentos matemáticos, mas as demais actividades da vida do aluno.Esta questão de pesquisa surgiu em função da inquietude com as dificuldades de compreensão e de conceitualização dos alunos e da sua falta de interesse em relação ao tema Trigonometria.

Neste trabalho se expõem os resultados de uma investigação dos conceitos prévios dos alunos na aprendizagem das razões trigonométricas no triângulo retângulo, por meio de um questionário, cujas respostas foram tabuladas e categorizadas, servindo de base para a construção e proposta de situações, nas quais, os alunos, de forma individual ou em pequenos grupos, possam explicitar e construir novos conhecimentos.As actividades descritas, nesse trabalho de pesquisa, tiveram como sujeitos a turma B da 10ª classe do curso de Matemática-Física da EFP, no município do Soyo.

Constatou-se que a maioria dos alunos reconhece o triângulo como aquele que possui um ângulo recto, conseguem identificar os catetos e a hipotenusa, associar os catetos, oposto e adjacente a um ângulo dado assim como justificar o porque os catetos não podem ser maiores que a hipotenusa. Esta situação favoreceu o desenvolvimento por parte deles das actividades significativas propostas em esta pesquisa.

 

Palavras-chave: RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS; TRIÂNGULO RETÂNGULO.

 

29 de Fevereiro de 2016
28 de Fevereiro de 2016
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