Nasceu, o Prof. Lydio, em Abaeté em 19 de julho de 1901. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em 1927. Iniciou a advocacia em Muzambinho (Sul de Minas), Professor Catedrático de Direito Penal na UFMG, professor de Aritmética, Álgebra, Geometria, Trigonometria, Matemática, Português, Direito Constitucional, Direito Civil, Técnica Comercial, Estatística, História Econômica e Administrativa do Brasil e Legislação Fiscal. Filósofo, autor do ensaio The Biology of war and the Law of the peace, considerado por americanos como o melhor texto filosófico de 1969, um dos brasileiros a figurar no The International Who´s Who, edição de 69/70, autor de 70 livros com 44 publicados e espalhados por 800 universidades do mundo.
Compõe um sistema filosófico que procura provar serem ontológicas as leis da Matemática pura que, por conseguinte, nos levam (em sintonia com as leis da lógica formal) a um conhecimento do universo. Nunca foi reconhecido no Brasil.
Em 1969 ele resolveu, por correspondência, um problema matemático sem solução no Japão. Nas aulas não admitia interpelações; aplaudia, na sala, sua linha filosófica, Platô e Visconde de Araguaia.
Foi professor e Diretor Técnico do Ginásio Leopoldinense, de 01.03.46 a 01.03.47. Iniciou em 06.05.42 uma série de artigos filosóficos, Novos Minutos de Meditação, publicados no jornal quinzenal do Ginásio, o Três de Junho.
Por ocasião do lançamento de seu novo livro Prova Matemática da Existência de Deus dirigindo-se aos alunos do Ginásio, em outubro de 1942... E, se alguém vos disser que Deus é apenas um sonho de nossa alma o qual não tem cabida na Ciência, respondei, com esse livrinho, que Deus é Quem dá existência e leis ? nossa razão; que todas as ciências conduzem a Deus pela via direta de seus corpos de doutrina; que a afirmação provada da existência de Deus é o teorema supremo das ciências matemáticas.
Oprofessor Lydio Machado Bandeira de Mello foi diretor do Colégio Leopoldinense por algum tempo, e, seguramente, um de seus mais notáveis professores em todos os tempos. Em Leopoldina, lecionou também no Colégio Imaculada Conceição.
Detentor de vasta e consagrada bibliografia,grande filósofo e jurista,foi também professor universitário em Belo Horizonte. Integrou o Corpo Docente da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, da qual recebeu o título de Professor Emérito, ao aposentar-se em 1972.
Empresta ele nome ? "Biblioteca Lydio Bandeira de Mello", na Faculdade de Direito - UFMG, sita ?Av. João Pinheiro, 100 - Centro, Belo Horizonte / MG.
Faleceu em 30.09.84, vítima de insuficiência cardíaca congestiva, no Hospital das Clínicas em Belo Horizonte.