Procurar na Bubok

Pedro Leitão Pais de Vasconcelos

A queda de um grupo de empresas composta por um dos maiores bancos privados do país, que incluía várias empresas do sector industrial e comercial, considerados mesmo como os financiadores do Estado. Encabeçado por um dos maiores banqueiros do país, com relações privilegiadas com toda a elite política e económica, e com acesso direto ao chefe do Governo.

Um Banco Central que nada conseguiu contra este grupo, tendo sido infiltrado pelos membros do grupo, que integravam mesmo o conselho de administração do Banco Central.

O falhanço de negócios financeiros e comerciais que o grupo de empresas tinha além-mar, leva à sua própria falência ameaçando a falência de todo o Estado, com repercussões em empresas de vários países europeus e da américa latina.

A resposta passou por aprovar legislação para punir os chefes do grupo empresarial. E por esconder tudo o que havia sucedido com o Banco Central, de modo a que ninguém soubesse que os negócios entre o grupo empresarial e o Banco Central tinham colocado o próprio Estado à margem da bancarrota.

A resposta passou também por deixar falir um outro Banco e culpá-lo de todo o sucedido. Banco este que teria sido fácil de salvar, mas que, ao cair, arrastou consigo inúmeras empresas e mesmo outros bancos, agravando a confiança do público no setor bancário.

Tudo foi precipitado pelo afundamento de um navio carregando um tesouro, nas águas do Algarve, em 5 de outubro de 1805.

Esta é a história dos acontecimentos da crise de 1805 em França. Das relações entre Ouvrard, Récamier e Napoleão, que conduziram à aprovação do Code de Commerce de 1807 e que ajudam, não só a explicar a razão da apressada aprovação do primeiro dos Códigos Comerciais, como ajuda a melhor compreender as soluções nele incluídas, muito especialmente em matéria de insolvência.
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, de
download gratuito, de temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.