Procurar na Bubok

robertopsr

A motivação é um dos pilares de sucesso de uma organização, no entanto, a sua componente social e psicológica, dificulta nas organizações os processos de tomada de decisão, assim mais do que teoricamente é importante que as organizações sejam capazes de medir no terreno a motivação dos seus trabalhadores.

Sendo a motivação o resultado de diversas interacções, todo e qualquer indivíduo tem os seus diferentes factores motivacionais, assim e como todas as organizações trabalham com processos de recrutamento e selecção de trabalhadores, bem como a procura pela melhor gestão dos seus recursos humanos, a possibilidade de entender o que os motiva nas diferentes circunstâncias, levou a que este estudo se realizasse.

Elaborado sob a forma de um estudo de caso, através de duas empresas, devidamente cotadas e representativas do tecido empresarial da Região Autónoma da Madeira, verificou-se o que realmente motiva os trabalhadores, sendo assim uma mais-valia para as empresas que poderão alterar paradigmas e respectivos planeamentos anuais e objectivos.

Apesar da dificuldade, em grande parte provocada pela actual conjuntura económica, muitos dos trabalhadores revelam que a sua grande motivação é a possibilidade de auto-realização, fazer aquilo que realmente gosta, seja em situação para manter o seu trabalho ou na procura de outro. A importância que a empresa tem na sociedade é também um ponto de relevo e que motiva os trabalhadores, pois trabalhar para uma empresa de renome e que os pode potenciar na sua vida representa um grande índice motivacional.

Desde Herzberg, Maslow, Deci ou outros, a divergência pela importância do factor financeiro é notória, algo que através deste estudo pode-se comprovar, pois independentemente da situação profissional em que o indivíduo se encontra, o factor motivacional financeiro (salário e prémios) é o segundo mais baixo, apenas alguns pontos acima da insignificância, que ao nível da motivação a qualidade sindical obtém.

Este estudo efectuado representa para as diversas empresas da Região Autónoma da Madeira, um importante guia para a motivação dos seus trabalhadores, permitindo às administrações decidir mais de acordo com a motivação dos seus colaboradores e consequentemente aumentar os seus níveis de produtividade.

Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.