Calendario 05 / Agosto / 2015 Cantidad de comentario Sem comentários

Escrever um livro é uma tarefa árdua que pode levar semanas, meses ou anos e que depende da atitude do escritor para com sua obra. Autores experientes sabem que escrever e publicar um livro requer habilidade, dedicação, e planejamento e que se algum destes três pilares falha, é provável que o projeto nunca saia da gaveta. Para os marinheiros de primeira viagem, a Bubok preparou uma lista com 10 conselhos para escrever um livro.

Conselhos para escrever um livro

Planejamento e disciplina

1. Defina um prazo para publicar o seu livro. Isto lhe obrigará a concentrar-se e dedicar-se.

2. Reserve um momento do dia para dedicar-se exclusivamente à escrever seu livro. Além disso, estabeleça um limite de palavras por dia (entre 300-500) e cumpra-lo. Se você tem uma agenda muito ocupada e acha que é impossível escrever todos os dias, escolha 3 dias por semana nos quais possa dedicar-se pelo menos 30 minutos sem interrupções.

3. Zero distrações. Escolha um lugar na casa, onde você esteja tranquilo e não haja distracções. Desligue o telefone, não desconecte a Internet e apague a televisão, sua atenção deve estar 100% focada sobre o que você está fazendo: escrever.

 

Habilidade e preparação

4. Faça um bom trabalho de documentação. Nem tudo que você escreve tem que ser verdade, mas é importante  pesquisar e certificar-se de que a história se encaixa na época e região escolhida. Lembre-se que se a linguagem e os detalhes não parecerem verossímeis, sua história não convencerá ao leitor.

5. Leia. A leitura é essencial. Ler ajuda a entender os diferentes estilos de escrita, incrementa seu talento como escritor e deve ser parte de sua rotina diária. Um escritor também deve sempre ter um caderno de notas à mão, as idéias podem ocorrer a qualquer momento e não devem ser desperdiçadas.

6. Melhore seu estilo de escrita. Consulte um livro de estilo ou inscreva-se em um curso para melhorar a sua técnica e estilo de narrativa. Visite as páginas Escola de Escrita Criativa Online, Escrever Escrever e Centro Virtual Camões que oferecem uma ampla gama de cursos de escrita on-line que você pode fazer desde casa.

7. Aprimore a personalidade de seus personagens. Certifique-se de que todos os personagens tenham uma história por trás deles. Cada um deve ter algo de espaço para mudar ou crescer.

 

Revisão e aperfeiçoamento

8. Revise a gramática e ortografia uma, duas, três vezes… Sempre há algo que escapa e que pode deixar a seu texto com uma aparência pouco profissional. Se não estiver seguro, lembre-se que a Bubok oferece um serviço de correcção profissional que garante que sua obra seja publicada sem nenhuma falha.

9. Deixe o texto repousar. Quando terminar de escrever seu livro e houver polido todos os detalhes, deixe-o descansar 15 dias. Após este tempo, volte a lê-lo. Quando deixamos que os textos descansem por alguns dias, vemos quaisquer erros ou defeitos de forma mais clara do que na hora do “momento de inspiração”.

10. Peça opinião a conhecidos. Deixe que familiares e amigos leiam sua obra e escute seus comentários. Os leitores percebem detalhes que os autores não são capazes, mesmo depois de muitas revisões. De preferência, escolha pessoas que lêem livros similares aos seu. Se sua história é uma ficção científica, não peça à alguém que odeia este gênero que leia seu manuscrito. Tenha em mente quem é seu público alvo e procure pessoas que se encaixem no perfil.

Quando tiver seu manuscrito pronto, você já poderá começar a publicar seu livro. Lembre-se: se quiser transformar seu sonho de publicar em realidade,você precisará ser muito disciplinado e produtivo. Se precisar de uma mão com a publicação de seu livro, consulte nossos serviços editoriais e packs de publicação.

Boa sorte e boas publicações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

He leído y acepto las políticas de privacidad