Calendario 07 / Agosto / 2012 Cantidad de comentario 2 Comentarios

“O escritor que não frequenta aulas de escrita ou outra atividade que reúna escritores em formação, está a tornar mais difícil a sua tarefa.” John Gardner (escritor e professor de escrita criativa).


Vale a pena frequentar aulas de escrita? Discutimos este assunto na Bubok e não temos dúvidas em dizer que sim. Segue-se uma lista com os nossos argumentos.

1. Porque é a escrever que se aprende

Escrever é um ofício e, como tal, pode aprender-se. Da mesma forma que os pintores, arquitectos, etc, estudam para fazer melhor o seu trabalho, os escritores/as podem fazer o mesmo e é esse mesmo o objectivo de uma oficina de escrita: desenvolver o talento de cada um, com base no conhecimento teórico, na prática da escrita e nos comentários especializados ao trabalho de cada um.

2. Porque acrescenta teoria à prática da escrita

Uma das primeiras coisas que recebemos ao frequentar uma oficina de escrita é a orientação teórica sobre o ofício de escrever e/ou sobre o género literário que lhe interessa desenvolver (poesia, romance, relatos, etc). Ter presentes algumas bases teóricas é sempre positivo mesmo que depois, ao escrever o nosso próprio livro, desrespeitemos boa parte das regras aprendidas.

3. Porque vai conhecer outras pessoas que partilham a paixão de escrever

Encontrar companhia no percurso solitário que é o de um escritor só pode ser agradável. Os escritores que vai conhecer na sala de aula podem tornar-se aliados e amigos para toda a vida.

4. Porque vai obriga-lo ler e a leitura é o primeiro alimento da escrita

Outra das vantagens das aulas é que, para além da teoria, muito provavelmente, vão obriga-lo a ler e descobrir novos autores e estilos que podem tornar-se num instrumento interessante para a sua própria escrita. Para além de tudo, ler é imprescindível para escrever: é uma aprendizagem, um alento e a emoção que todos sabemos.

5. Porque as propostas de trabalho vão desenvolver a sua escrita

Ainda que possa sentir-se bloqueado nesta fase de iniciação à escrita, as tarefas que lhe vão propor fazer numa oficina de escrita, podem servir como ideias para arrancar na escrita do seu próprio texto. Pode encará-lo como um jogo e, sem pressões, vai escrever mais e mais tranquilamente.

6. Porque vai ajudar a criar uma rotina de trabalho

As datas de entrega dos trabalhos, semanais ou quinzenais, vão fazer com que procure um momento no seu dia, ou na sua semana, para se dedicar a escrever. Acontece o mesmo quando fazemos desporto ou com qualquer outra actividade. Não há melhor forma para desenvolver as nossas habilidades literárias do que ter um ritmo de trabalho constante.

7. Porque os comentários dos seus orientadores vão ajudá-lo a melhorar

Se o material que escreve não o deixa 100% convencido e não sabe porquê, talvez encontre as respostas que procura nos comentários do professor e dos seus colegas. Será o seu apoio para avançar e para melhorar o seu estilo. Para além de tudo, os professores têm o dom de estar sempre disponíveis para esclarecer as nossas dúvidas.

8. Porque pode levá-lo a experimentar e a transgredir os seus próprios limites

As propostas de escrita destas oficinas literárias e o ambiente de confiança de estar rodeado por colegas escritores, podem entusiasma-lo e fazer com que experimente estilos de escrita ou técnicas diferentes e mais arriscadas.

9. Porque é divertido

Devemos escrever, antes de tudo, para o nosso próprio prazer. Um curso de escrita, toda a mecânica, deve estar pensado para que o ato de escrever se torne o mais agradável possível, incluindo tarefas, comentários, leituras, conversações, jogos, etc.

10. Porque é uma forma de se dar a conhecer

Participar numa oficina literária pode ser o passo entre continuar a escrever para si próprio, para de repente, ter leitores. Quer o seu professor como os seus colegas vão desempenhar esse papel e, só isso, vai significar para si um passo em frente no mundo literário. Numa oficina de escrita pode ainda conhecer pessoas interessantes que se venham a tornar coautores de uma obra sua, parceiros na criação de um projeto literário (revistas, fóruns, etc), ou até, apresentar-lhe ideias ou contactos para publicar.

 

10 razões para procurar aulas de escrita

Esta imagem do artista brasileiro Dalton M. Ghetti parece retratar o trabalho que pode dar a um escritor esculpir as letras da sua história.

 
2 comentários para “10 razões para procurar aulas de escrita”
  1. Equipa BUBOK.pt
    Marco Augusto Pita Dionísio dos Santos

    Desde criança que sou um ávido leitor e escritor, tendo mesmo chegado a ganhar alguns prémios em concursos literários escolares, ao nível do ensino secundário, Com a entrada para a Universidade em 1994 a minha escrita tornou-se muito menos criativa, e muito mais monolítica, de forma a me enquadrar neste novo meio. Agora, com 39 anos, gostava de recuperar a perdida escrita criativa e, caso venha a demonstrar qualidade para tanto, vir a publicar. Os meus géneros literários são o conto e o romance, Cheguei a experimentar a poesia, mas como não gostei dos resultados finais, acabei por abandoná-la, embora escreva num género de prosa poética.
    Neste momento estou a residir na Madeira e cá não são ministrados cursos de escrita criativa. Por isso, a questão que coloco é, nestas circunstâncias quais podem vir ser alternativas viáveis, inclusive a título financeiro, pois encontro-me desempregado.
    Agradeço desde já a atenção dispensada,
    Cordialmente,
    Marco Pita Santos

  2. Equipa BUBOK.pt
    Equipa Bubok Portugal

    Caro Marco, nunca é tarde para recuperar o hábito de escrever. Tem algum livro já escrito? Uma boa forma de melhorar a sua escrita poderia ser submeter o livro já escrito a uma revisão profissional e aprender com os conselhos e correcções do revisor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad