Calendario 01 / Março / 2016 Cantidad de comentario Sem comentários

Quando o bloqueio de escritor nos assalta, entre os diversos remédios costumas haver um que é infalível: a criatividade. Os prompts de escrita ou catalisadores, são uma tendência cada vez mais comum nas redes sociais como Pinterest. Não são mais do que uma proposta temática à volta da qual deve começar a apontar ideias. Costumam consistir numa imagem, uma palavra, uma frase curta, um parágrafo completo… A intenção é dar-lhe um elemento no qual enfoque a sua escrita.

Representações de mundo impossíveis

As imagens costumam ser uma óptima fonte de inspiração. Aqui apresentamos, por exemplo, as curiosas fotografias de Christopher Boffoli, que apesar de não terem sido pensadas como prompts de escrita, serviram como catalisador criativo a muitos autores.

prompts
Estas curiosas imagens estão acompanhadas por uma pequena frase que atribui um determinado contexto à fotografia. Por exemplo, a que mostramos aqui diz: «Se ao menos se apercebessem que o assassino estava entre a multidão». Pertencem à serie Big Appetites na qual o autor representa pessoas diminutas num mundo de comida, em situações muito curiosas. Quantas historias terão nascido inspiradas nestas imagens?

Ideais “loucas”

Os prompts de escrita nem sempre propõem contos ou historias como exercício, mas também listas, descrições… O importante é activar a criatividade através das situações mais inesperadas. Por exemplo esta, inspirada numa similar que encontramos no Pinterest:

prompts1
O sentido de humor é habitual neste tipo de propostas. Noutras, utiliza-se o medo (ou diferentes emoções intensas) para despertar o nosso engenho:

prompts2
Porquê usar prompts de escrita?

Às vezes é difícil enfrentar-se a uma página em branco. Enfocar-se num símbolo à sorte por um tempo ajuda a deixar fluir a sua criatividade. Além disso, se deixar de pensar no queria escrever e trabalhar noutras ideias é possível que supere o bloqueio.
Por outro lado, os textos que nasçam do resultado de aplicar esta técnica podem surpreendê-lo pelo seu valor, ou ser uma semente de textos distintos. Independentemente disso, servem de exercício para fortalecer os seus hábitos de escrita. Subitamente ser-lhe-á mais fácil escrever com mais constância.
E, nunca se sabe, mas estes prompts podem ser a desculpa para envolver-se numa comunidade de escritores. Muitos grupos propõe um prompt a todos os sus membros e compartem resultados. Contrastar a diversidade de respostas perante o mesmo estímulo pode ser muito enriquecedor e converter-se ao mesmo tempo numa fonte de ideias.

E não se esqueça: publique as suas histórias em forma de livro na nossa web.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad