Calendario 06 / Junho / 2018 Cantidad de comentario Sem comentários

Estamos na reta final para de candidaturas para o nosso primeiro concurso literário de romance, cujo prazo termina no próximo dia 1 de julho. Com esse pretexto, deixamos-lhe algumas orientações que lhe poderão ser úteis na sua participação. Se tiver o seu manuscrito terminado, desejamos que se sinta motivado a inscrever-se e ganhe a possibilidade de editar digitalmente e em papel a sua obra, para venda em centenas de canais.

São estes os nossos 5 conselhos para participar em certames literários.

 

5 conselhos para participar em concursos literários

 

  1. Certifique-se que o seu texto se ajusta à temática do certame

 

Poderá parecer uma evidência, mas o nosso júri encontrou-se com inúmeros manuscritos que omitem este ponto. Tenha a certeza que, por maior que seja a sua qualidade, um policial não se enquadra num certame de poesia, por exemplo. Se nem cumpre nas bases, é impossível que saia vencedora.

Insistimos na importância da temática e avalie com honestidade se o livro se enquadra no que é pedido. Se não for o caso, esteja atento a outros anúncios, de concursos do género em questão ou mais abrangentes nas características formais.

 

  1. Não se esqueça de rever todas as cláusulas do regulamento

 

Mais uma vez, uma evidência. Será mesmo? A emoção de concorrer num certame literário pode levar a que desvalorizemos alguns pormenores do concurso. Relembramos-lhe os mais importantes:

  • Prazos de entrega. Acontece com frequência descobrirmos que o tão desejado certame tem o prazo a poucos dias de terminar… e fazemos os impossíveis para entregar a tempo.
  • Extensão da obra. Confirme os limites máximo e mínimo, que umas vezes vem sob a forma de palavras, outras de páginas… exceto se for exigida uma fonte específica ou um espaçamento entre linhas, poderão ser números flexíveis. No nosso caso, o mínimo exigido, para referência, é de 100 páginas, mas uma vez que o upload se poderá fazer em tamanhos e formatos diversos, o número é fortemente relativizado.
  • Modo de envio. Para o nosso certame anual é necessária a participação fazendo o upload na nossa plataforma de publicação, deixando-o em modo público. Em ocasiões recebemos manuscritos por email, mas consideramos tal participação inválida para concurso. É essencial prestar atenção a este ponto para evitar a desclassificação dos seus livros por desconhecimento das regras.

 

  1. Esmere-se na apresentação e na ortografia

 

Inclusive quando o prémio é a edição, como no nosso caso, recomendamos-lhe que dê o seu melhor no manuscrito que apresenta. É certo que o júri tem em conta o conteúdo da obra acima de tudo o resto, mas se este fica ofuscado por erros ortográficos, é apresentado numa fonte de difícil leitura ou tem uma apresentação desordenada, ultrapassar a primeira página será um desafio pouco estimulante, levando mesmo em alguns casos a que o candidato seja rapidamente posto de parte.

Este critério é tão simples como sujeitar o manuscrito final a uma mínima revisão de texto e tratar de o fazer chegar às nossas mãos num suporte de leitura o mais funcional possível.

 

  1. Se tiver a sua obra publicada em qualquer outro suporte, preste atenção ao regulamento

 

Há certames onde este facto exclui só por si, qualquer outra participação. Consulte os respetivos regulamentos para confirmar se é o caso.

No caso do nosso concurso, pedimos-lhe que seja titular dos direitos do seu livro. Se este se encontra autopublicado em qualquer outra plataforma de publicação independente, a sua eliminação é relativamente simples, uma vez que conserva os direitos. Contudo, se publicou através de outra editora de moldes tradicionais, é possível que lhe tenha cedido os seus direitos de distribuição da obra por um determinado período (normalmente de alguns anos), pelo que lhe recomendamos que se certifique previamente.

 

  1. Em caso de dúvida, pergunte!

 

A maioria dos certames possui um telefone de esclarecimento ou um email de contacto. Não duvide: consulte previamente para evitar mal-entendidos. Não existem perguntas inconvenientes, muito menos nestes casos. Não deixe que uma dúvida se interponha entre si e a oportunidade que sempre sonhou para o seu livro – não se acanhe!

Para qualquer dúvida sobre o nosso certame, a resposta está ao alcance de uma mensagem para o nosso email, cm@bubok.pt, de onde teremos todo o prazer em responder.

Esperamos que estes conselhos lhe tenham sido úteis. Boa sorte para o seu livro!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad