Calendario 27 / Novembro / 2019 Cantidad de comentario Sem comentários

 A Bubok é uma editora de Independentes. Qualquer escritor ou escritora pode, através da nossa plataforma, publicar o seu livro de poemas, romance, ensaio, estudo etc com um desenho de capa próprio.

Vamos desenvolver alguns pontos essenciais à hora de desenhar uma capa e os erros mais comuns que cometemos.

  1. 5 Erros comuns de desenho
  2. Desenhar no sistema Bubok
capa livro

Para facilitar o processo, Bubok dispõe de excelentes serviços editoriais que permitem obter um ISBN, por exemplo, ou ajuda profissional para formatar o seu livro para a venda física em livrarias… ou para desenho.

Como todos os leitores sabem, uma das primeiras coisas que chama a atenção num livro é a capa.

Aqui seguem cinco erros muito comuns que se cometem nos desenhos:

Usar pouco contraste entre o fundo e as letras do título:

Usando tons de cores parecidas, o leitor terá de fazer um esforço extra para ler o título. Visualmente fica pouco atractivo.

Usar fotografias do autor na própria capa:

A fotografia do autor fica muito melhor na parte de atrás ou nas badanas do livro.

 

Demasiados tipos de letra:

Mudar o tipo de letra para cada linha de texto faz com que a tudo perca coerência.

 

Meter varias imagens em diversos tamanhos e tonalidades de cor:

Este pormenor faz com que fique demasiado confusa, sem nenhum elemento que marque a hierarquia visual.

 

Usar imagens de baixa resolução e de dimensões incorretas:

Muitas vezes os autores modificam o tamanho da imagem para caber no rectângulo sem prestar atenção às suas proporções. Isto resulta numa imagem esticada ou deformada e, se também usa uma imagem demasiado pequena, pixelizada.

5 erros comuns no desenho de capas de livros

É muito importante que a capa possua as dimensões correctas


Dependem do tamanho que escolha para a impressão, o tipo de papel e se tem ou não badanas. No seu painel de autor, dispõe de uma ferramenta que calcula as medidas exactas. Chama-se “calcula as medidas da tua capa”.

Quando estiver tudo pronto:

– Se já fez o upload do livro na Bubok, tem que que modifica-lo para entrar no processo de publicação e dirigir-se directamente ao passo “capa”.
– Se ainda no fez o upload, realize todo o processo de publicação. Depois, na parte de encadernação, escolha se a quiser brilho ou mate.

Quando chegar ao passo da capa, encontrará duas formas para fazer o upload do ficheiro:

– Carregar capa e contracapa em separado. Quer dizer que tem que fazer o upload das 3 partes que correspondem à capa propriamente dita (parte da frente), a contracapa (parte de trás) e a lombada do livro.
– Carregar capa de uma só peça. Neste caso, faz-se o upload de um único ficheiro composto na sua totalidade pela capa, contracapa e lombada.

Tenha em conta que os ficheiros têm que estar em formato jpg ou bng e o modo de cor deve ser cmyk.

Além disso, também é muito importante que o ficheiro tenha as medidas exactas que lhe indica a calculadora. Se não for assim, o sistema detectará que não são correctas e não permitirá o upload.

Se quer ter a certeza que a sua capa evita todas estas armadilhas, porque não contratar o serviço profissional de desenho da Bubok?

Um bom design chama a atenção e desperta a curiosidade sobre a obra. Ao contratar o serviço de design a nossa equipa desenhará uma capa personalizada para o seu livro. Com qualidade profissional. Conversaremos consigo para conhecer as suas ideias e preferências relativamente a cores, imagens e tipografias, garantindo assim que o resultado final seja o que deseja.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad