Calendario 11 / Fevereiro / 2019 Cantidad de comentario Sem comentários

Paula RegoDizemos a “nossa” Paula Rego porque nasceu em Lisboa, mas quando era muito nova deixou a sua terra natal para estudar em Londres, que se tornou a sua residência permanente. Não gostava do Portugal de Salazar e decidiu fazer a sua vida em terras britânicas, por isso, parte da sua maravilhosa obra está exposta na Tate Britain de Londres e, no Reino Unido, é considerada uma artista britânica. Não obstante, para os portugueses, Paula Rego continua a ser “a nossa” Paula Rego. Temos em Cascais uma “Casa das Histórias” onde podemos visitar a sua obra e também muitas exposições temporárias com projetos novos.

Paula Rego, com 84 anos, tem agenda fechada em exposições temporárias em galerias e museus ate 2020.

Jerwood Gallery (13 de maio a 22 de outubro deste ano), Milton MK Gallery (junho), National Gallery of Scotland (23 de novembro a 26 de abril de 2020), Irish Museum of Modern Art (25 de maio de 2020 a 1 de novembro de 2020) e Madrid, no CEART – Centro de Arte Tomás y Valiente. (Fonte: Publico.pt)

 

Queremos destacar aqui as melhores qualidades da vida e obra de Paula Rego:

 

Slade School of Fine Art

Quando deixou Portugal decidiu dedicar-se à pintura e estudou numa das melhores escolas de Londres. Instituição que, no seu momento, contou com Lucian Freud como professor ou, sem ir tão longe, teve como aluna a valorada artista espanhola Ángela de la Cruz entre muitos outros.

Marlborough Art Gallery

A galeria multinacional Marlborough é a sua principal representante e apresenta continuamente desenhos novos na sua sede em Londres.

O seu estilo é genuíno e enigmático

Ainda que formada em Londres, Paula Rego bebe muito da pintura histórica espanhola e portuguesa, tendo como um referente essencial Goya e a sua escola. Tem um estilo próprio muito inquietante, com temáticas nada cómodas na sociedade atual.

A sua obra foi adquirida por importantes coleções europeias

Arts Council de Londres, a coleção Berardo de Lisboa, Museu de Arte Moderna de Sintra, British Museum de Londres, Fundação Gulbenkian de Lisboa, City Art Gallery de Leeds, National Gallery de Londres, National Portrait Gallery de Londres, A embaixada de Portugal em Londres, a Tate Gallery de Liverpool e a Whitworth Art Gallery de Manchester são algumas das mais importantes coleções de arte onde está presente, sem contar com as aquisições de âmbito privado ou familiar.

A nossa Paula Rego é a mais famosa artista portuguesa no presente.Porque é que na Bubok estamos a falar de uma pintora?

Porque consideramos que a cultura contemporânea é multidisciplinar e que a literatura e as artes plásticas estão fortemente ligadas. Paula Rego é uma das pessoas mais importantes da cultura portuguesa atual e queremos falar de todas as pessoas que estão neste momento a fazer a história do nosso país.

Queremos que as nossas autoras procurem inspiração em outras mulheres poderosas, e que todas juntas mudemos o curso da história.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad