Tem já pensado o argumento do seu romance? Se já conta com a ideia principal poderá começar a construir o resto do seu relato a partir do seu argumento.
Neste post contamos um método para desenvolver o seu argumento e assim lograr tomar a forma de um romance.
Os passos a seguir são simples:
1. Condense o seu argumento numa frase
Este exercício é recorrente e são muitos os autores, como Ricardo Piglia, os que sugerem usa-lo como um mecanismo para sintetizar, tanto una trama principal, como as subtramas das que estará composto o relato.
Pode parecer contraintuitivo porque o objetivo é desenvolver uma trama; sem embargo, a partir desse “plasmar o argumento central” desenvolveremos a ideia com suficiente detalhe.
Podemos fazer este exercício com várias tramas conhecidas:
Miguel e o seu irmão voltam à sua terra para recuperar a obra pictórica do seu pai.
Salvatierra ─ Pedro Mairal
Andrea muda-se a Barcelona, com a sua avó e tios, para estudar na universidade.
Nada ─ Carmen Laforet
Numa fazenda, os porcos começam uma revolução contra os humanos pela liberdade dos animais.
Triunfo dos Porcos/A Quinta dos Animais─ Orson Welles
Uma vez que tenha a sua frase, vamos então ao seguinte passo:
2. Desenvolve as cinco W (Who, what, why, where e when)
Esta técnica que vem do jornalismo é universal na narrativa. O seu nome vem do inglês, onde as perguntas quem, que, por que, a onde e quando, começam todas com W.
Na narrativa estes elementos vão-se integrando ao início. Denomina-se exposição. Resolver estas perguntas ajudara a integrar por completo a exposição da sua narração e avançar mais rápido na sua história.
Podemos tomar como exemplo o argumento de Salvatierra para este exercício:
Miguel e o seu irmão voltam à sua terra para recuperar a obra pictórica do seu pai.. Comecemos:
Quem?
Quem são Miguel e o seu irmão?
Quem foi o seu pai?
Quem sabe da obra do pai?
Quem são os que querem recuperar a obra?
O Que?
O que tem em particular a obra do seu pai?
Do que estão a procura para completar a obra?
O que motiva ao Miguel para continuar à procura?
O que preferiria fazer o seu irmão?
Por que?
Por quê faz falta um rolo?
Por quê o irmão não quer investigar mais?
Por quê o Miguel não quer voltar a Buenos Aires?
A onde?
Onde é que está a obra de Salvatierra?
Para onde será levada?
Até onde chegarão para recuperar por completo a obra?
Quando?
Quando sucede todo?
Quanto tempo fica Miguel na terra?
Pode acrescentar quantas perguntas considere pertinentes. Se desenvolve estes pontos, o seu argumento irá a aumentar até tomar a consistência duma grelha através da qual poderá desenvolver o resto do seu romance.
Pode partilhar connosco nos comentários o que acha deste método para que outros escritores tenham uma visão ampla do tema.
Lembre que no nosso blog sempre terá dicas interessantes para a escrita, ainda que, no fim, o importante está na sua própria criatividade.