Calendario 22 / Fevereiro / 2019 Cantidad de comentario Sem comentários

Já lhe aconteceu que ao reler um dos diálogos do seu livro pareceu-lhe pouco natural? Escrever diálogos não é uma coisa simples e muitas vezes uma boa obra pode ficar sem brilho por um diálogo horrível. Por isso, queremos dar uns conselhos sobre como fazer bons diálogos.

bons diálogos

1.    A bagagem e personalidade das nossas personagens

O primeiro que temos de ter em conta à hora de criar os nossos diálogos, é a personalidade das nossas personagens ao igual que a sua idade, cultura, estudos… Porque dependendo desses fatores, a sua forma de falar será diferente. Para ter muito claro como serão desenvolvidos aconselhamos criar fichas de personagens nas que pode refletir estas caraterísticas e toma-las em consideração no momento de escrever diálogos.

2.    Imagina la conversação

Isto ajuda muito para que os diálogos que escreva sejam fluidos e naturais. Ponha-se na pele das suas personagens e tente recriar as conversações. Verá como consegue melhorar a técnica e criar assim bons diálogos.

3.    Os bons diálogos, melhor com frases curtas

Se pensa nas conversações que tem ao longo do dia habituamos usar frases curtas. Sempre depende, claramente, da personalidade da personagem, mas o recomendável é hesitar grandes explicações e detalhes porque pode resultar pesado e aborrecido.

4.    Não abuse dele

  • Restaremos ritmo à narração.
  • Estaremos a ser redundantes.

5.    Adicione ação

Para que os diálogos tenham algo mais de ritmo o melhor é adicionar ação dentro dos próprios diálogos. Quando está a falar não está estático, senão que se move, caminha… faça com que as suas personagens façam a mesma coisa enquanto falam. Assim, desta maneira, ficará tudo mais natural e com muito mais dinamismo.

6.    Diz

Muitas vezes abusamos do verbo “dizer” nos diálogos. Por isso, as vezes o melhor é buscar sinónimos, ainda que sem se passar, porque tão mal está abusar como usar um sinónimo de cada vez.

Presentamos aqui alguns sinónimos: manifestar, expressar, declarar, mencionar, anunciar, observar, contar, explicar, expor, revelar, confessar, proclamar…

7.    Leia

Uma coisa fundamental se queremos aprender a escrever: ler, ler e ler. Se quiser fazer bons diálogos apreeenda de outros autores.

Conclusões para fazer bons diálogos

Escrever diálogos é uma parte muito importante do seu romance e deve cuidar muito bem todo lo que dizem as suas personagens, o modo no que é dito e a informação que da.

Esperamos que este post ajude e lhe de pistas para fazer bons diálogos. Lembre que pode encontrar este e outras dicas no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad