Calendario 20 / Agosto / 2020 Cantidad de comentario Sem comentários

BooksbySol ou Soraia Couto, criadora e, claro, leitora apaixonada pela ficção científica.

BooksbySol

 

Quando começou a tu paixão pela leitura?

Gosto de dizer que já lia antes mesmo de o aprender a fazer pois, quando era pequena, andava sempre agarrada a livros; aos oito anos recebi imensos livros de contos e histórias de encantar e entretia-me a ler e a reler vezes sem conta. A leitura tornou-se então parte da minha rotina.

 

E pela sci-fi?

Ficção Científica sempre foi um género literário que me fascinou, tal como a Fantasia e Distopia mas, acho que só me apercebi realmente do quanto gostava quando, há uns anos, me aventurei a ler Reiniciada da Teri Terry; um livro em que o tema central é uma sociedade que evoluiu de pensamento e as consequências que surgiram devido a isso são questionadoras, pelo menos por parte da personagem principal, a única pessoa no meio da sociedade oprimida, capaz de questionar todo este novo desenvolvimento.

 

Quais são os teus autores preferidos?

Os meus autores favoritos são o autor de suspense/mistério John Verdon e a escritora de Ficção jovem-adulto Gayle Forman.

 

Fala-nos do teu projeto “BooksbySol”.

O BooksbySol nasceu repentinamente há um ano, (2019), depois de me deparar com algumas bookstagrammers e, só depois de ter entrado na comunidade, é que me apercebido quão abrangente esta realmente é. No início, pretendia apenas partilhar o meu gosto pela leitura mas, como passar do tempo, acabou por se tornar mais que isso: é um local onde partilho a minha arte, os livros que leio, o que escrevo e todo o conteúdo geek que gosto. Em novembro do ano passado criei o Projeto Conhecendo Autores que consiste em, todos os meses, trazer para o perfil reviews de livros de autores portugueses e entrevistas a estes mesmos. O objetivo é dar a conhecer novos autores nacionais visto que, o foco da maioria das pessoas são os livros estrangeiros. Pretendo mostrar que o que é nacional tem tanto ou mais potencial do que o que vem de fora.

Confias nos novos autores portugueses?

É claro! Infelizmente, sinto que ainda existe um grande “preconceito” em relação aos autores portugueses. Graças ao perfile ao bookstagram em geral, fui descobrindo e acompanhando imensos novos escritores e pretendo continuar a fazê-lo.

 

Quais sãos os últimos livros de autores portugueses que tenhas lido?

Todos os meses leio dois ou três livros nacionais e os últimos que li, foram os seguintes: Weak, um mangá da artista Kachisou; A Luz da Princesa, um livro de fantasia da Carina Sapateiro; Maresia e Fortuna, um romance da Andreia Ferreira; Quando Somos Jovens, um livro de textos da Débora Denise; Sem Saída, outro romance, desta vez da autora Eliana Bernardino e, por fim, A Mulher que Meteu Medo ao Diabo, um conto do autor Afonso Robles.

BooksbySol: Bookstagram e conteúdos culturais por Soraia Couto
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad