Calendario 04 / Janeiro / 2017 Cantidad de comentario Sem comentários

A edição do seu livro começa pelo trabalho com o conteúdo portanto em corrigir um texto. No mínimo peça a alguém de confiança que reveja o seu manuscrito. Dar erros é inevitável e vai chegar a um ponto em que é muito difícil detectá-los.
Uma correcção profissional é sempre a melhor garantia para ter a certeza de que o seu manuscrito está adaptado às normas ortográficas e gramaticais vigentes. Gaste o tempo que for preciso para deixar o texto terminado. Sabemos que é difícil dar por terminado o texto, no entanto, é imprescindível fechá-lo para começar o resto das tarefas.
Estes são alguns conselhos para que possa realizar a correcção por conta própria se não pode contratar um profissional para o fazer:

1. Distancie-se do texto. Para poder corrigir um texto com objectividade, é necessário afastar-se dele durante pelo menos duas ou três semanas. Desta forma, ao retomá-lo, será capaz de detectar erros, incoerências e outros problemas do texto.
2. Se possui um corrector ortográfico, use-o no texto. Não são a melhor ferramenta, mas podem ajuda-lo a detectar alguma anomalia.
3. Prepare as suas ferramentas de correcção. Imprima o manuscrito porque é mais fácil localizar os erros no papel. Deixe espaço suficiente nas margens e espaço suficiente entre linhas para as suas notas. Tenha à mão uma caneta vermelha e post-its. As regras são as seguintes: marcar cada página que contenha alguma correcção com um post-it para que não se esqueça de inclui-la mais tarde.

 

Como corrigir um texto: o primeiro passo para editar um livro
4. Concentre-se primeiro em encontrar as erratas, erros de ortografia… Consulte as suas dúvidas num dicionário.
5. Numa segunda leitura preste atenção ao desenvolvimento dos acontecimentos e às personagens. É o momento de garantir que não hajam incoerências como mudanças de nomes das personagens, capítulos fora do seu lugar, tramas sem resolver…

Repita o processo mais uma vez e o manuscrito estará pronto.

Se tem o seu livro pronto e precisa de ajuda sobre este ou outros assuntos, entre em contacto connosco através do email autores@bubok.pt e damos-lhe uma ajuda na edição do seu livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad