Calendario 22 / Março / 2016 Cantidad de comentario Sem comentários

Copia de Porqu (2)De certeza que já pensou muito nisto. Há autores que têm a certeza logo no início, no entanto a maioria dos escritores dedicam muito tempo a escolhê-lo. Explicamos-lhe como escolher o título de um livro.

Na Bubok pensamos que o título de um livro deve ter os seguintes objectivos:

  • Cativar o leitor
  • Despertar a sua curiosidade
  • Esclarecer a essência do livro

 

Por isso mesmo, o nosso primeiro conselho para escolher o título de um livro é que reflicta sobre a sua essência.

Pergunte-se:

Qual é o assunto do meu livro?

Mesmo que lhe pareça muito simples, podem surgir-lhe varias respostas e com elas, mais dúvidas.

De facto, é possível que tenha que dar voltas à questão durante alguns dias, organizar as respostas, hierarquiza-las e finalmente escolher aquela que realmente descreva a essência do seu livro. Se dedicou tempo à planificação do livro, o processo será muito mais simples.

Estas são algumas das temáticas genéricas que podem surgir a partir desta pergunta, com exemplos de títulos famosos:

  • Um antagonista (Hannibal)
  • Um lugar especial, uma sociedade ou um mundo inventado (As pontes de Madison, Dune)
  • Um acontecimento relevante (Uma Conspiração de Estúpidos)
  • Um tema chave (Orgulho e preconceito, Sentido e sensibilidade)
  • Uma personagem principal (Emma).

No entanto não chega identificar a temática chave ou essência para escolher o título de um livro. Outro dos objectivos de um livro é chamar a atenção do leitor ao mesmo tempo que se é fiel à referida essência. Para consegui-lo, encorajamo-lo a aplicar estes conselhos e sobretudo a estar atento aos exemplos:

Dê-lhe perspectiva

Suponhamos que a essência do seu livro é uma personagem. Poderia titulá-lo com o seu nome, mas é o provável que não seja demasiado representativo para o leitor. Experimente dar-lhe uma volta, perguntando-se o seguinte:

  • Como se vê a personagem a si própria?
  • Quais são as virtudes e defeitos que estão patentes na sua história?

 

Utilizar referências indirectas à personagem pode dar excelentes resultados. Um bom exemplo é o de Holden Caulfield, que se considerava como “o guardião no campo de centeio”. Finalmente esta referência escolheu-se como título da obra.
As referências indirectas também dão bons resultados no caso de lugares. É o que sucede em 1984, que em vez de chamar-se Oceânia, o mundo distópico no qual se desenrola a narração, apostou por reforçar um período relevante.

Dê-lhe emoção e intriga

Tenha em conta os sentimentos das suas personagens. Utiliza metáforas que revivam a essência do livro. Por exemplo, em Mataram a Cotovia, joga-se com a metáfora da morte da inocência, tema que marca a obra.
Use perguntas (Há alguém aí?), crie um dilema (Quem tem medo de Virginia Woolf?), justaponha a sua essência à temática oposta (Guerra y paz)… As possibilidades são infinitas. O mais importante é não ser óbvio e dar sempre uma volta à essência do seu livro para que chame a atenção.

Conclusões

Depois de pôr em prática estas técnicas é provável que tenha vários títulos possíveis.

Deixe-os descansar uns dias antes de tomar decisão.
Como todo o processo criativo, escolher o título de um livro pode prolongar-se indefinidamente, dado que lhe surgirão novas ideias. Aconselhamos-lhe a definir um prazo limite para tomar a decisão.

Pode pedir ajuda a alguma pessoa de confiança a quem lhe interesse realmente o seu livro. Este tipo de leitores podem dar-lhe boas ideias. Nós, como editores, podemos ajudá-lo durante a edição para que o resultado final seja perfeito.

Dito isto, já pode continuar com o resto dos processos para escrever e publicar o seu livro. Se quer saber mais sobre este assunto, consulte o nosso manual e lembre-se que cada semana publicamos conselhos de escrita para acompanhá-lo no processo de criação do seu livro.
E no seu caso, utiliza uma estratégia para escolher o título de um livro? Que dicas nos oferece? Para si, o que não deveria faltar num bom título? Interessa-nos a sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad