Calendario 26 / Novembro / 2015 Cantidad de comentario Sem comentários

sinopseSe quer que o seu romance seja um êxito comercial necessitará um bom incentivo. Neste post dar-lhe-emos conselhos sobre como escrever a sinopse do seu romance e cativar o leitor desde o primeiro contacto com o livro.
Antes de concentrar-se no que tem que incluir é importante ser consciente do que não se deve fazer. O erro más frequente é ciar um “esqueleto” resumem da trama, basicamente enumerando os acontecimentos da narração de uma maneira tediosa e previsível. A sinopse tem como objectivo involucrar o leitor e conseguir que queira ler mais, não afugentá-lo quando está a decidir se quer comprar o seu livro. Seguindo alguns simples passos estará mais perto de lograr um texto que lhe ajude a decidir-se positivamente.
Propomos-lhe trabalhar o texto da sua sinopse através de quatro grandes apartados: os fundamentos da trama, o desenvolvimento da personagem principal, o papel da personagem impacto e a evolução da relação entre ambos. Em seguida descreveremos cada um dos apartados, que também incluem una serie de questões às quais deverá responder (quatro, também). Pode ser-lhe útil escrever cada ponto num papel e reorganizá-las quando chegar o momento de escrever a sinopse.

 

Veja este processo, sobretudo como um meio para conhecer melhor o seu romance e a sus estrutura, algo imprescindível quando realizar textos paralelos.
1. Comece com os fundamentos da trama
A trama é uma sequência de eventos que avança através de umas etapas básicas. É importante conhecer bem estas etapas antes de escrever a sinopse. Estas são as fases clássicas:
1.1. Um evento inicial que põe a história em movimento.
1.2. Os incidentes que se opõem à meta final da história.
1.3. O clímax.
1.4. A resolução ou a consequência do clímax.
2. Incluir o desenvolvimento da personagem principal
Se quer encher a sua historia de emoção, poderás consegui-lo (parcialmente) através da progressão e desenvolvimento da personagem principal. Mais uma vez, dividimos este processo em quatro. Respondendo às seguintes perguntas será capaz de explorar a fundo o desenvolvimento da sinopse:
2.1. Quem é a tua personagem principal no começo da história e que tipo de pessoa é? Qual é a sua perspectiva da vida?
2.2. Descreve a situação na qual o protagonista sente-se obrigado a mudar
2.3. A tu personagem principal dá um salto de fé, adoptando uma nova perspectiva ou permanece fiel aos seus princípios?
2.4. No final do romance, o seu protagonista melhorou a sua situação graças às decisões que tomou? O leitor sente que ele/ela fez o correcto?
3. Pensa no papel da personagem impacto
A personagem impacto é a responsável por provocar a mudança do protagonista. É quem dará constância de como e porquê a nossa personagem principal necessita mudar. Os pontos a ter em conta são:
3.1. Quais são as diferenças de atitude respeito ao protagonista?
3.2. Como influi na personagem principal?
3.3. Se a personagem principal muda no clímax, a personagem de impacto geralmente mantem-se igual. No entanto, se o protagonista mantem-se sem mudanças, a personagem de impacto pode mudar. Como se manifesta isto no seu romance?
3.4. No final a personagem impacto é melhor ou pior?
4. A relação principal
Uma história redonda necessita sempre que a relação entre o protagonista e a personagem de impacto evolua . Por exemplo, numa novela, as duas personagens costumam ser amantes ou um o herói e a sua heroína. Numa aventura, com frequência o herói e o vilão. Independentemente do que sejam, a relação entre eles deve ter um arco emocional e esta deve ser descrita na sinopse. Tenha em conta o seguinte:
4.1. Como começa a sua relação?
4.2. Como se prova ou se desenrola a sua relação?
4.3. O clímax.
4.4. Como termina a sua relação? É diferente?
Quando tenha formulado cada ponto anterior terá quatro grupos de fichas que descrevem os diferentes elementos do seu romance. O passo final antes de escrever a sinopse é organizar estas fichas e escrever uma secção coesiva combinando-as para criar um resuma da sua história. Deste modo, a sua sinopse não só englobará centrais da trama, mas também o lado emocional do seu romance.
Que mais necessitam saber os leitores? Aqui lhe deixamos mais algumas questões a ter em conta:
a) O tom e o estilo nos quais está escrito o romance.
b) A historia tem una ideia original, algo que não se escreveu um milhão de vezes.
c) Tem um protagonista interessante.
d) Pode-se criar uma trama coerente que tenha sentido. Os seus acontecimentos devem construir a tensão e conduzir a uma conclusão satisfatória.
Esperamos que esta técnica sobre como escrever a sinopse do seu romance lhe tenha sido útil. Lembre-se que se já a tem preparada e quer publicá-la, pode utilizar a nossa livraria on-line e conseguir leitores em mais de sete países.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad