Calendario 06 / Julho / 2016 Cantidad de comentario 1 Comentario

De maneira a tornar realidade a publicação dos seus poemários, vamos explicar-lhe como escrever versos em Word para editar os seus poemas. Desta forma, mesmo que não queira publicá-los, pelo menos pode tê-los organizados no seu computador.

Formato de página

A poesia não se costuma escrever em páginas A4 (21×27,9cm), que é o formato de página que estamos habituados a usar. Apesar de que o Word o indica por defeito, o mais normal é que se usem páginas mais pequenas como A5 (14,8x21cm).
Para modificar esta definição deve fazê-lo no menu Esquema de Página, na opção Tamanho.

Se deseja saber mais sobre tamanhos de livros, leia aqui.

Ruptura de linha para escrita de versos

A grande diferença entre escrever prosa e verso é que o texto em prosa chega até ao final da régua, no entanto o verso não. Nos processadores de texto como Word, quase toda a gente soluciona esta situação de forma errónea. O mais comúm é teclar Enter, provocando mudança de parágrafo. Qual é a solução? Para mudar de linha é necessário apertar Shift e sem soltar teclar Enter.

Numeração das linhas

Este pormenor é muito característico ao escrever poesia, mas muito pouco em prosa. Consiste em colocar à frente do verso em que número de linha nos encontramos. Isto pode fazer-se de forma manual ou automático.
Para fazê-lo de forma automática deve dirigir-se ao menu Esquema de Página e antes de atribuir numeração na opção Números de Linha, deve definir as quebras de secção em Quebras. Isto para que a numeração se inicie na primeira linha do poema e não no título. Assim, deve colocar o cursor antes do início do primeiro verso e seleccionando em Quebras a opção Contínua. O mesmo deve ser feito no final do último verso. Agora deve activar a numeração em Números de Linha Reiniciar em cada secção.

Escrita em colunas

Este é o último passo para a edição do seu poema. Para fazer a divisão por colunas utilizaremos as secções já criadas e com o cursor na segunda secção (a do corpo do poema), no menu Esquema de Página, opção Colunas escolheremos mais colunas e na janela que se abrirá, seleccionamos duas.
Com esta opção também poderá personalizar quando desejar que se efectue a quebra de coluna. Para isso só tem que escolher o verso no qual deseja efectuar a quebra e no menu Esquema de Página, seleccionar Quebras de Coluna.

Consulte os nossos modelos word, se deseja fazer tudo isto a pensar já no seu livro.

Esperamos que esta informação lhe tenha sido útil. Quando tiver todos os poemas editados e convertidos em PDF, publique o seu poemário connosco.

Um comentário para “Como escrever versos em Word: dicas para poetas”
  1. Equipa BUBOK.pt
    Celso Antonio Maciel

    Sou estudante de Direito, já estou aposentado meu rob e estudar .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad