Calendario 14 / Março / 2016 Cantidad de comentario 2 Comentarios

Muita gente pensa que a escrita de um romance começa quando o autor pega num lápis e escreve o primeiro capítulo. No entanto, antes da escrita propriamente dita, deve haver um importante trabalho de planificação, visto que a essência de um texto não reside no que se conta, mas sim em como se conta; e isto implica reflectir sobre a estrutura. O esboço de um romance é um exercício muito útil para guiá-lo, desenvolver a sua criatividade literária e preparar-se para o processo de escrita.

O que é exactamente um esboço de um romance?

De certeza que já ouviu falar deste conceito, muito associado ao mundo do guião e do cinema. Trata-se de elaborar uma lista completa das cenas que compõem a história, de forma muito esquemática, para ter uma visão global da trama e da estrutura. O esboço de um romance é um passo intermediário entre o primeiro rascunho e a sinopse: contém a essência desta, com um desenvolvimento muito menor que o texto final, limitado a enunciar as diferentes cenas ou capítulos.

Vantagens de utilizar o esboço de um romance

Se tem a certeza sobre quais são os diferentes componente da história, quando chegar o momento de escrever poderá deixar fluir a sua criatividade e limitar-se a desenvolver o que tinha planificado. Poderá inclusivamente escrever de forma desordenada: como cada cena já tem o seu lugar específico, é muito difícil que cometa incongruências ou que a história dê uma reviravolta indesejada. Talvez pareça pouco relevante, no entanto talvez um dia prefira concentrar-se numa parte do romance. Com esta técnica poderá escolher em qual trabalhar sem causar problemas ao resultado final.
O esboço, além disso, pode funcionar como um índice e ajudá-lo a localizar fragmentos da historia de forma muito ágil. Trata-se, definitivamente, de uma armadura, um mapa, uma guia.

Em que momento se elabora um esboço de um romance?

O processo de criação de um romance inicia-se quando começa a trabalhar à volta de uma ideia. No entanto, nalgum momento esta primeira intuição tem que se concretizar e ser substituída por um argumento, uma trama… Realizar um esboço de uma novela vai ajudá-lo a desenvolver estes elementos pela primeira vez e jogar com eles, arrumando e desarrumando-os, eliminando uns e acrescentando outros. Tudo isto é parte de uma fase experimental. Deve realizá-lo sempre antes de desenvolver os capítulos e nunca fazê-lo se não está contente com o resultado do esboço.

Que deve conter o esboço de um romance?

Existem muitas formas de elaborá-lo. Em função da quantidade de informação que deseje incluir. Nós recomendamos-lhe que comece com o modelo mais simples, para depois ir acrescentando informação. Ken Follet, o famoso autor de best-sellers, tinha esta técnica; acrescentava cada vez mais pormenores ao esboço até obter o texto completo. Em princípio deve incluir:

  • Número da cena (ordem na historia);
  • Descrição do acontecimento;
  • Objectivo da cena, avanço que implica.

 

Quando tiver esboçado todas as cenas e estiver contente com a história, pode começar a dar um pouco mais de forma ao esboço acrescentando:

  • Personagens intervenientes;
  • Lugar onde ocorre a acção;
  • Anexo com biografias das personagens, explicando a sua transformação ao longo da história e outros pormenores que não queira esquecer.

 

Se prefere uma estrutura por capítulos, pode acrescentar as cenas como alíneas dentro de cada um. Convém, em qualquer caso, que conserve um esboço simples para que possa consultar e localizar qualquer cena, como se de um índice se tratasse.

Conclusão

Ser organizado numa etapa precoce do projecto facilita-lhe muito os processos posteriores, incluída a revisão. Invista tempo no esboço do seu romance e depois concentre-se na escrita. Lembre-se que a planificação é tudo na criação de um romance. Imagine que o esboço são os seus alicerces. Como começar a construir sem eles?

Esperamos que esta publicação o ajude. Se está interessado em mais conselhos sobre escrita, lembre-se que encontrará múltiplos recursos no nosso blog. E se a sua obra já está pronta, saiba como publicá-la.

2 comentários para “Como fazer o esboço de um romance”
  1. Equipa BUBOK.pt
    INES LAZZARI

    Muito bom este cronograma, poi tinha idéias mas não tinha direção e este artigo me deu isto.

    obrigada

  2. Equipa BUBOK.pt
    Dandara

    Muito bom! Simples e direto. Vai me ajudar bastante!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad