Calendario 18 / Novembro / 2019 Cantidad de comentario 18 Comentarios

O editor de textos Word é a alternativa mais simples se não pode pagar uma paginação profissional. A pesar disso, hoje explicamos-lhe como fazer o seu livro no Microsoft Word através de algumas dicas simples, para que possa publicar e distribuir a sua obra. Estes, portanto, são os aspectos mais importantes que deve considerar:

 

Em primeiro lugar, como ajustar o tamanho do documento

Na Bubok trabalhamos com um total de sete tamanhos diferentes para livros de papel. Pode vê-los todos aqui e escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades. Quando decidir, crie um novo documento no seu editor de texto e defina portanto, o tamanho da página selecionada. Deve fazê-lo em Esquema de Página > Tamanho.

 

w1

 

Como definir as margens do livro

Defina as margens do documento para que tenham pelo menos 2 cm com relação à borda da página, facilitando assim a leitura e evitando que seu texto seja prejudicado ao imprimir e cortar o livro. Pode fazer essas configurações em Esquema de página > Margens.

Dedique também uma atenção especial à margem interna (que está junto à lombada do livro). Se observar qualquer livro verá que efectivamente, o texto está ligeiramente deslocado para a esquerda nas páginas pares (lado esquerdo) e à direita nas ímpares. Isto significa que a margem interna deve ser maior do que as outras. Assim, deste modo o texto não fica muito próximo da dobra central e o leitor não terá que forçar o livro quando estiver aberto. Pode pedir ao seu editor de texto que utilize margens simétricas e estas serão colocadas alternadamente entre um lado de outro, dependendo se a página for par ou ímpar (Margens> Posição da medianiz> simétrica).
w2

 

Como estruturar a sua obra

Também recomendamos estruturar seu livro de acordo com a seguinte ordem:

– Página 1 e 2: Devem ficar totalmente em branco.
– Página 3: Folha de rosto. Contém o título do livro, o nome do autor e o logotipo da editora.
– Página 4: Reservada para os créditos ao autor, ilustrador, tradutor… Se possuir um ISBN, deve incluí-lo aqui também.
– Página 5: Se desejar, coloque aqui a sua dedicatória.
– Página 6: Deixe em branco se usou a página anterior para a dedicação.
– Página 7: Índice.
– Página 8: Em branco.
– Página 9: Início do texto, com o prefácio, a introdução ou o próprio conteúdo.

 

Como exportar um Word a PDF

Do mesmo modo, para publicar a sua obra na Bubok será necessário converter o documento do Word para PDF. Existem, portanto, duas maneiras diferentes de fazê-lo: Em primeiro lugar, guardar o documento como um ficheiro PDF no próprio editor de texto (Ficheiro> Guardar como> PDF). A segunda é instalar uma impressora virtual de PDF. Trata-se de um programa que gera uma nova impressora no seu computador. Quando selecionar “imprimir”, cria-se um arquivo no formato PDF do seu documento e poderá guardá-lo onde quiser. Veja aqui uma lista de impressoras virtuais disponíveis em português para download grátis.

No momento de gerar o PDF na sua impressora virtual, poderá configurar as opções de modo que as suas fontes sejam incorporadas no arquivo e as imagens sejam importadas com boa resolução. Em “propriedades”, defina a impressão como de alta qualidade. Procure as configurações de fonte e selecione (Fontes> incluído). Verifique se o tamanho de impressão do documento corresponde ao que definimos no início. Depois, uma vez ajustadas estas configurações, o seu PDF está pronto para ser gerado e enviado para a Bubok.

 

w3

 

Se ainda tem dúvidas sobre como fazer o seu livro no Word, pode fazer o download gratuito do nosso Manual de publicação Bubok. Lembre-se que se prefere confiar em nós para editar o seu livro, colocamos à sua disposição os nossos packs e serviços de publicação.

como escrever um livro em word

 

18 comentários para “Como fazer o seu livro no Microsoft Word”
  1. Equipa BUBOK.pt
    Mecholsky

    Como posso fazer para dividir um livro com 300 páginas em 3 de 100 páginas?

  2. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Melchosky,

    O ideal é que você faça a divisão por capítulos. Por exemplo, se seu livro tem 15 capítulos, cada um dos novos livros teria 5 capítulos. Crie um arquivo de word para cada livro e lembre-se que os livros deverão ter alguma indicação de que se tratam de diferentes partes de uma mesma obra, algo como “Título do livro – Parte I”.

    Um abraço,
    Equipa Bubok Portugal

  3. Equipa BUBOK.pt
    Rafael Moura

    Olá,
    Tenho 21 anos, e estou começando a escrever um livro, e eu criei uma pasta escrito ” Livro – Capítulo 1″, pois estou escrevendo por capítulos. Está está certo dessa maneira, ou escrevo tudo em uma pasta só? Por favor me ajudem … Obrigado.

  4. Equipa BUBOK.pt
    Kim Rust

    Eu fiquei com uma dúvida sobre a frente do livro (a capa com o desenho o título e o nome) e o fundo (a parte traseira do livro) onde que eles se encaixam nesse processo?

  5. Equipa BUBOK.pt
    lelington lobo franco

    como colocar minhas fotos com artistas e fotos de meus livos no word,, eu coloquei no Microsoft Word,mas nao consigo enviar para ninguem

  6. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Bom dia Lelington,

    Refere-se a enviar um documento de Word inteiro por email ou enviar fotografias?
    Em ambos os casos, clicando no botão esquerdo do rato teria de surgir a opção “enviar” seguida das modalidades de envio. É questão de selecionar o documento devido. Se lhe for mais fácil, envie-nos uma captura de tela para [email protected] e tentaremos ajudá-lo.

  7. Equipa BUBOK.pt
    Paloma Malagutti Pereira

    Olá,
    Estava pensando em escrever um livro e dividi-lo em capítulos e atos, apesar de que só encontro este tipo de divisão em livros clássicos e mais antigos.
    Estou em dúvida do que fazer.

  8. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Bom dia Paloma,

    A opção dos capítulos é muito pessoal e dependerá sempre do género literário (romance, ensaio, diário) e extensão da obra. O que podemos aconselhar é que tente adaptar a divisão depois de ter a obra escrita, com uma sequência que seja lógica e facilite a orientação dos leitores.
    Esperamos tê-la ajudado!

  9. Equipa BUBOK.pt
    Lucas Valentim

    Se eu optar em publicar meu livro vocês arcaram com todo custo ou eu tenho que pagar alguma coisa?

  10. Equipa BUBOK.pt
    Claudiana Bastos

    Estou escrevendo um livro que abrangerá somente os autores principais do mesmo. Ele narra o desejo de conceber a gravidez, orações e partilhas das emoções sentidas pela autora e os principais acontecimentos na vida desta criança que irá até por volta dos 10 ou 15 anos. É um presente íntimo aos colaboradores e a desejada criança. Mas tenho algumas dúvidas até bem singela, seria a forma ideal de comunicação, seria da 1ª a 2ª pessoa; ou da 1ª a 3ª pessoa, e se teria que usar a expressão você ao invés de tu. Agradeço qualquer comentário, sugestão de quem quiser me aconselhar, principalmente os habilitados na língua portuguesa, os editores de textos.

  11. Equipa BUBOK.pt
    L. S. Fox

    olá, baixei o modelo de livro de 15×21 disponibilizado por vocês, mas estou com umas duvidas básicas como fonte e tamanho que devem ser usados, tem um padrão ou e o padrão já disponibilizado no arquivo (garamond, 13)?

  12. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Bom dia,

    O tamanho standard para 15×21 é 12, mas isso depende muito do gosto da autora ou autor. O mesmo sucede com o tipo de letra, há muitas que podem ser usadas. Recomendamos tipos de letras que sejam de uso habitual para evitar erros de impressão.

    Cumprimentos,

    Olga Pastor

  13. Equipa BUBOK.pt
    Rhandolph Cesar

    Estou no começo do começo de uma obra minha. preciso de ajuda em: pontos, tópicos e o desenvolvimento do livro em sim.
    agradeço desde já toda ajuda!

  14. Equipa BUBOK.pt
    Erotildes Martins da Cruz

    começando meu livro com orientações de bbok. Indo para montagem das primeiras formataçoes

  15. Equipa BUBOK.pt
    francisca Geralda

    quero escrever um livro para crianças ,quero que as imagens sejam fotos reais .com fazer isso? não são fotos de crianças .são fotos do animal personagem da minha historia.

  16. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Para expandir a informação dos nossos serviços pode enviar um e-mail para [email protected]

  17. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Para expandir a informação pode enviar um e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad