Calendario 12 / Agosto / 2015 Cantidad de comentario 4 Comentarios

O editor de textos Word é a alternativa mais simples se não pode pagar uma paginação profissional. Hoje explicamos-lhe como fazer o seu livro no Microsoft Word através de algumas dicas simples para que possa publicar e distribuir a sua obra. Estes são os aspectos mais importantes que deve considerar:

 

Como ajustar o tamanho do documento

Na Bubok trabalhamos com um total de sete tamanhos diferentes para livros de papel. Pode vê-los todos aqui e escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades. Quando decidir, crie um novo documento no seu editor de texto e defina o tamanho da página selecionada. Deve fazê-lo em Esquema de Página > Tamanho.

 

w1

 

Como definir as margens do livro

Defina as margens do documento para que tenham pelo menos 2 cm com relação à borda da página, facilitando assim a leitura e evitando que seu texto seja prejudicado ao imprimir e cortar o livro. Pode fazer essas configurações em Esquema de página > Margens.

Dedique uma atenção especial à margem interna (que está junto à lombada do livro). Se observar qualquer livro verá que o texto está ligeiramente deslocado para a esquerda nas páginas pares (lado esquerdo) e à direita nas ímpares. Isto significa que a margem interna deve ser maior do que as outras, de modo que o texto não fique muito próximo da dobra central e o leitor não tenha que forçar o livro quando estiver aberto. Pode pedir ao seu editor de texto que utilize margens simétricas e estas serão colocadas alternadamente entre um lado de outro, dependendo se a página for par ou ímpar (Margens> Posição da medianiz> simétrica).
w2

 

Como estruturar a sua obra
Recomendamos estruturar seu livro de acordo com a seguinte ordem:

– Página 1 e 2: Devem ficar totalmente em branco.
– Página 3: Folha de rosto. Contém o título do livro, o nome do autor e o logotipo da editora.
– Página 4: Reservada para os créditos ao autor, ilustrador, tradutor… Se possuir um ISBN, deve incluí-lo aqui também.
– Página 5: Se desejar, coloque aqui a sua dedicatória.
– Página 6: Deixe em branco se usou a página anterior para a dedicação.
– Página 7: Índice.
– Página 8: Em branco.
– Página 9: Início do texto, com o prefácio, a introdução ou o próprio conteúdo.

 

Como exportar um Word a PDF

Para publicar a sua obra na Bubok será necessário converter o documento do Word para PDF. Existem duas maneiras diferentes de fazê-lo. A primeira é guardar o documento como um ficheiro PDF no próprio editor de texto (Ficheiro> Guardar como> PDF). A segunda é instalar uma impressora virtual de PDF. Trata-se de um programa que gera uma nova impressora no seu computador. Quando selecionar “imprimir”, cria-se um arquivo no formato PDF do seu documento e poderá guardá-lo onde quiser. Veja aqui uma lista de impressoras virtuais disponíveis em português para download grátis.

No momento de gerar o PDF na sua impressora virtual, poderá configurar as opções de modo que as suas fontes sejam incorporadas no arquivo e as imagens sejam importadas com boa resolução. Em “propriedades”, defina a impressão como de alta qualidade. Procure as configurações de fonte e selecione (Fontes> incluído). Verifique se o tamanho de impressão do documento corresponde ao que definimos no início. Uma vez ajustadas estas configurações, o seu PDF está pronto para ser gerado e enviado para a Bubok.

 

w3

 

Se ainda tem dúvidas sobre como fazer o seu livro no Word, pode fazer o download gratuito do nosso Manual de publicação Bubok. Lembre-se que se prefere confiar em nós para editar o seu livro, colocamos à sua disposição os nossos packs e serviços de publicação.

 

4 comentários para “Como fazer o seu livro no Microsoft Word”
  1. Equipa BUBOK.pt
    Mecholsky

    Como posso fazer para dividir um livro com 300 páginas em 3 de 100 páginas?

  2. Equipa BUBOK.pt
    Equipa BUBOK.pt

    Olá Melchosky,

    O ideal é que você faça a divisão por capítulos. Por exemplo, se seu livro tem 15 capítulos, cada um dos novos livros teria 5 capítulos. Crie um arquivo de word para cada livro e lembre-se que os livros deverão ter alguma indicação de que se tratam de diferentes partes de uma mesma obra, algo como “Título do livro – Parte I”.

    Um abraço,
    Equipa Bubok Portugal

  3. Equipa BUBOK.pt
    Rafael Moura

    Olá,
    Tenho 21 anos, e estou começando a escrever um livro, e eu criei uma pasta escrito ” Livro – Capítulo 1″, pois estou escrevendo por capítulos. Está está certo dessa maneira, ou escrevo tudo em uma pasta só? Por favor me ajudem … Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad