Calendario 20 / Novembro / 2019 Cantidad de comentario Sem comentários

LeitoresUma das questões mais preocupantes para os autores, depois de publicar um livro, está relacionada com a consecução de leitores para os seus livros. Investiu, primeiramente, na edição do seu livro e escreveu durante horas e horas. Agora que, finalmente, chegou o momento de fazer chegar a sua obra ao maior número de pessoas possível, encontra-se com dúvidas e dificuldades. Neste post dar-lhe-emos alguns conselhos para conseguir leitores e, portanto, despertar o seu interesse.

Antes de mais, lembramos-lhe que promover o seu livro é outra das tarefas que assume, como escritor independente. Portanto, conceber a edição do seu livro como um projecto ajudá-lo-á a ter uma visão mais clara sobre que passos seguir.:

Planificação, escritura, edição e publicação.

Se deseja que o acompanhemos durante todo este processo consulte os nossos packs editoriais.

Estes são alguns segredos para conseguir leitores:

1.Em primeiro lugar, reflita sobre quem são os seus leitores potenciais

No momento de planificação anterior à escritura deverá ter muito em conta a que publico se vai dirigir. Não só porque condicionará o estilo, a linguagem e o formato do texto, mas também porque necessita a máxima informação possível sobre os seus leitores. Certamente, desta maneira irá desenvolver melhores estratégias. Algumas perguntas que pode colocar para melhor localizá-los são as seguintes:
-Por que grupo de pessoas é composto?
-Que é a sua faixa etária?
-Que tipo de livros lêem?
-Que lugares frequentam?
-Utilizam redes sociais?
-Preferem livros impressos ou são consumidores de conteúdos digitais?
Esta fotografia dos seus leitores ajudá-lo-á a conhecê-los melhor e será fundamental quando elaborar um plano promocional.

2.Também, procure formas de conectar com os seus leitores

Seja através de eventos, seja nas redes sociais, ou ao criar conteúdos do seu interesse… Se quer chegar até eles com o seu livro, primeiro deve estar onde estão. Portanto, é o momento de pôr em prática tudo aquilo que aprendeu no passo anterior. Utilize estratégias à sua medida, procure pontos atípicos de venda, sirva-se dos meios on-line e off-line, publique os livros nos formatos requisitados, adapte o texto às suas necessidades… Quando consegui conectar com eles ser-lhe-á muito mais fácil dar-lhes a conhecer o livro. Encontre mais ideias na nossa secção sobre marketing editorial no nosso blog.

3.Muito mais que bons livros

Publicar bons conteúdos não significa tudo. É fundamental estar por perto. Do mesmo modo, ser internacional com os seus leitores e inclusivamente conhecer e compartir conteúdos de autores similares a si. A comunidade de escritores pode ser um público muito interessante. Inclusivamente pode partilhar com eles as suas ideias sobre o processo de escritura e publicação.

4.Acima de tudo, esteja atento ao mercado

No ponto anterior mencionávamos os autores que escrevem sobre temas similares. É importante que estude a forma como eles promovem as suas obras, que tipo de relação mantém com outros colegas e, sobretudo, o recebimento por parte dos leitores. Esta observação dar-lhe-á pautas para descartar certas estratégias ou encetar outras que podem funcionar. Obviamente, esteja atento às necessidades do público que já lê o seu livro:

Possivelmente uma nova forma de conseguir leitores seja impulsionar publicações mais específicas que se adaptem ao que estão à procura.

5. Pode, finalmente, contratar o nosso serviço de Coaching Editorial

Temos entretanto, um serviço fantástico de assessoria editorial devido ao fato de que muitos escritores acham complicado o processo de promoção.

Se precisa de conselhos sobre como promover o seu livro e está a pensar em aprimorá-lo e dar-lhe mais visibilidade, este é o serviço para si. Se acabou de publicar, se planeia fazê-lo, ou se precisa repensar o caminho já iniciado como autor, terá o apoio de um especialista que o conduzirá e planeará uma estratégia personalizada para melhorar a sua marca pessoal.

Ao contratar este serviço, terá à sua disposição um consultor editorial que estudará o seu caso e preparará um plano de ação totalmente personalizado, considerando os seus objetivos e aproveitando ao máximo o seu trabalho. Em suma, estudamos como promover o seu livro e propomos um plano adaptado às suas necessidades. O objetivo é que você e a sua obra sejam mais visíveis, gerem mais interesse e se posicionem entre potenciais leitores interessados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad