Calendario 17 / Outubro / 2013 Cantidad de comentario Sem comentários
blo

A folha em branco pode ser medonha mas há alguns truques para enfrentar o monstro.

Criar objectivos e escrever todos os dias. Escrever todos os dias não é fácil. No entanto tem que fazer um esforço para se sentar e preparar-se para escrever no seu projecto todos os dias, fazendo isto já tem parte da batalha ganha, tem de ter disciplina.

Para conseguir avançar é necessário escrever até se atingir ou ultrapassar um Objectivo diário pré-estabelecido. O estabelecimento de objectivos diários realistas e adaptadas ao seu ritmo, tem como objectivo criar uma disciplina que ajuda a ultrapassar obstáculos mentais.

Manter sempre os objectivos, estará a dizer a si próprio que embora não esteja inspirado num determinado dia, e preferia estar a fazer outra actividade qualquer, tem sempre uma obrigação e um comprometimento com as palavras e com as ideias, e elas consigo.

Conseguir a primeira frase verdadeira. Escrever é semelhante a ter uma conversa difícil. Por isso quando for ter essa conversa tem que sempre pensar, “eu preciso de falar sobre que assunto”.

Quando se preparar para escrever, as suas frases poderão parecer-lhe que não têm brilho, e poderá desanimar. Se isso acontecer, releia o que escreveu e pense “Disse realmente o que queria dizer?” se tiver pelo menos uma frase em que sim, pode ir embora, sentindo que conseguiu.

Grandes escritores são simplesmente pessoas que contam histórias, com frases surpreendentes uma atrás da outra, não tenha a pressão da quantidade de boas frases que consegue escrever, pense pequeno e concentre-se em obter as primeiras palavras. Diga a verdade, mesmo quando o seu pensamento diz para parar o que está a fazer

Dar e receber. É muito fácil para os escritores passarem muito tempo sozinho. Mas o contacto com outros escritores e artistas é essencial para o crescimento.

Pode trabalhar sozinho, mas como autor precisa de contactos para lerem os seus rascunhos para que façam críticas construtivas. Também é importante ler rascunhos de outras pessoas dar a sua opinião sobre os mesmos. Se quiser ter sucesso, deve ajudar os outros a ter sucesso. Se deseja receber, deve também dar.

Foco no Trabalho. Quando se começa a escrever, poderá existir a tendência de se querer apressar, chegar ao final do seu objectivo diário o mais rápido possível. Mas quando se chega ao ponto em que se tem que parar, muitas vezes acontece ter a vontade de continuar a trabalhar. É normal ter um tipo de pensamento antes de começar, mas com o desenvolvimento do trabalho o pensamento muda, pois a tendência e ficar entusiasmado e a preocupações inicias desaparecem.

Sou assistente editorial na Bubok e escrevi este texto para o ajudar alguns dos autores com quem falo todos os dias. A experiência tem-me ensinado que só há um conselho que serve para todos os escritores: escreva muito. Se precisar de outros conselhos sobre a publicação do seu livro pode escrever-me para joao.portugal@bubok.pt

João Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad