Calendario 22 / Maio / 2012 Cantidad de comentario Sem comentários

Entrevista a Filipe Lima, autor da Bubok1. Quem é o autor Filipe Lima? 

Filipe Lima é um jovem estudante de 18 anos, nascido no Canadá mas com raízes inteiramente portuguesas. No mundo da escrita, tenta representar o ideal de uma nova geração: sonhadora mas realista. Como perspetivas futuras, espera estudar Medicina e continuar a publicar novos livros.

2. Desde quando é que se dedica à escrita?

O gosto pela composição de trechos literários surgiu há pouco mais de cinco anos, tendo-se tornado um hábito quando comecei a receber olhares de surpresa e entusiasmo – de professores e colegas – face aos pequenos mundos que ia inventando com palavras.

 

“No mundo da escrita, tento representar o ideal de uma nova geração: sonhadora mas realista”

3. O livro “A Essência da Morte” é um romance ficcionado. O que o levou a escrevê-lo?

O começo da escrita deste livro foi tão espontâneo que me custa recordar todo o contexto em que surgiu. A ideia inicial transfigurou-se num enredo complexo e entusiasmante, ao longo do tempo, de tal modo que escrevê-lo tornou-se numa aventura que haveria de durar quase três anos inesquecíveis.

4. Onde foi buscar as ideias para criar esta narrativa?

Fazendo eu parte de uma nova geração com largo acesso a todo o tipo de entretenimento, desde filmes, jogos e, sem dúvida, a ávida leitura de todos os géneros literários foram fatores importantes para a recolha de ideias para que se construísse este romance. A peça fundamental, no entanto, é possuir uma mente aberta a todo o tipo de ideias.

 

“A história que dá o nome a este romance desenrola-se com o objetivo de viciar o leitor no modo como está escrita”

5. Porque é que os leitores devem ler este livro?

A história que dá o nome a este romance desenrola-se com o objetivo de viciar o leitor no modo como está escrita. A predominância de momentos de suspense, a vivência do mundo estudantil, conjugados com todo um contexto histórico – o mundo do realismo chocante da Primeira Guerra Mundial – e uma faceta ficcional, deixam um traço agridoce que fará flutuar as emoções dos leitores até à última página.

6. Onde e quando é que gosta mais de escrever?

O ato – ou deverei dizer o vício – de escrever é para mim quase instintivo, de tal modo que dou por mim a fazê-lo nos mais diferentes locais. No que toca a preferências, tenho especial gosto em poder escrever de noite, no verão, o mais em contato possível com o exterior, já que vivo num meio mais rural.

 

“O ato – ou deverei dizer o vício – de escrever é para mim quase instintivo”

7. O que tem feito para promover o livro?

Tenho-me preocupado ao máximo em fazer chegar este livro ao alcance de todos os que possam estar interessados em lê-lo. Desde a página do livro no Facebook ao sítio oficial do livro, passando também pela apresentação do livro ao público, realizada na Biblioteca Municipal de Barcelos (cujos vídeos podem ser visualizados aqui), a divulgação deste romance tem sido positiva e é gratificante constatar que muitos dos novos leitores surgem já por recomendação de terceiros.

 

“a divulgação deste romance tem sido positiva e é gratificante constatar que muitos dos novos leitores surgem já por recomendação de terceiros”

8. Tem algum conselho para quem está a escrever o seu primeiro livro?

A meu ver, uma das peças essenciais para se conseguir alcançar a meta de escrever um livro é saber-se quando escrever, isto é, não forçar a escrita de uma parte que se revele mais difícil, pois a elaboração de um livro leva o tempo que a história pedir e o autor nem sempre está inspirado o suficiente para colocar a sua alma nas frases que escreve. Há que conhecer a história, deixá-la fluir e experimentar novos caminhos.

9. Como é que conheceu a Bubok? Porque é que decidiu publicar connosco?

A Bubok surgiu-me como recomendação de um amigo que sabia que eu sonhava em publicar este livro. Analisei bem o processo de publicação e apercebi-me que esta era a minha grande oportunidade de concretizar um sonho. Não me arrependi, muito pelo contrário: a simplicidade, acessibilidade, qualidade profissional, o atendimento exímio ao cliente e a existência de uma comunidade rica em conteúdo literário faz da Bubok o ponto de encontro do escritor do presente e do futuro. Recomendo!

 

A Equipa da Bubok Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad