Calendario 26 / Novembro / 2013 Cantidad de comentario 2 Comentarios
fotografia autor

Quem é o autor Manuel Ribeiro?

Sou um entusiasta da literatura que nasceu e estudou no Porto. Atualmente trabalho como técnico auxiliar de farmácia. Estive durante cerca de dez anos com uma depressão clínica que curei à poucos anos e estou agora a reestruturar a minha vida. Para além de adorar a literatura, adoro também a música e o cinema e de um modo geral, interesso-me um pouco por todas as artes.

Lembra-se do primeiro texto que escreveu?

O primeiro texto que escrevi era uma peça de teatro também, da qual já não me recordo do nome. Foi escrita devia eu ter 12 ou 13 anos e era, obviamente, bastante infantil mas foi o primeiro grande projeto que eu levei a cabo. E versava sobre equívocos e enganos, hoje já não o tenho guardado.

“o primeiro passo foi tornar a minha escrita mais clara. Isso exigiu muita leitura e muita prática de escrita”

 

Qual foi a sua evolução como escritor até agora?

Quando era mais novo a escrita nunca foi a minha prioridade e tudo o que fazia nessa área era um acrescento e, por isso, nessa altura, não era uma escrita muito cuidada. Com o tempo, quando abandonei a Faculdade de Farmácia comecei a concentrar-me noutros interesses, o que mais se impôs foi a literatura. O primeiro passo foi tornar a minha escrita mais clara. Isso exigiu muita leitura e muita prática de escrita. Sendo este o meu primeiro livro não posso avaliar progresso do estilo literário mas não tenciono, por agora, voltar a escrever neste estilo.

Publicou na Bubok o livro “O Barão”, uma peça de teatro cómica. O que o levou a escrever este livro?

O que me levou a escrever este livro foi uma vontade de realização pessoal. Uma vontade de me poder expressar de uma forma criativa. Poder fazer aquilo que realmente gosto. Também porque senti uma necessidade de descrever a situação atual como eu a vejo e, desse modo, oferecendo a minha análise, poder, talvez, ajudar a resolver o problema.

“o que me levou a escrever este livro foi uma (…) vontade de me poder expressar de uma forma criativa”

 

Qual é o objetivo desta peça? Alcançou-o?

O objetivo desta peça é descrever muitos aspetos da situação atual através da comparação a uma época anterior. Dessa forma poderia dar uma crítica inclusiva e em perspetiva sobre a época contemporânea, o que era o meu desejo. Penso que o estabelecimento de um paralelismo pode ajudar a encontrar uma solução para o atual problema. Penso que alcancei o meu objetivo e estou feliz por estar a publicar este meu livro.

“o objetivo desta peça é descrever muitos aspetos da situação atual através da comparação a uma época anterior (…) o estabelecimento de um paralelismo pode ajudar a encontrar uma solução para o atual problema”

 

Onde e quando é que mais gosta de escrever?

Gosto de escrever em privado seja no escritório de casa sentado à secretária, ou no tablet sentado no sofá. A privacidade é uma maneira de entrar em contacto com as minhas tendências criativas. Quando não escrevo em privado prefiro escrever na mesa de um café, ou de um restaurante mas é muito raro. As alturas para escrever são ditadas pela disponibilidade que tenho entre outras atividades inclusive o trabalho.

Como é que promoveu o livro até agora?

Até agora promovi-o através do meu blog “http://manuelaugustoribeiro.com/”, e promovê-lo-ei numa apresentação que se realizará no dia 28 de novembro, no Palácio da Bonjóia, no Porto. Estou neste momento a planear uma apresentação em Lisboa também.

“posso dar como conselho aqueles que eu próprio segui: ler, para desta maneira aumentar cultura literária e aumentar a cultura geral, praticar muito a escrita (…) acreditar sempre naquilo que se faz e no mérito próprio “

Que conselhos daria a quem está a escrever o seu primeiro livro?

Posso dar como conselho aqueles que eu próprio segui: ler, para desta maneira aumentar cultura literária e aumentar a cultura geral, praticar muito a escrita porque toda a inspiração do mundo não surte efeito se não for corretamente expressa. Acho também que há que acreditar sempre naquilo que se faz e no mérito próprio e, por isso mesmo, deve lutar-se contra as dificuldades que aparecem no caminho. Caso contrário não se conseguem atingir os objetivos.

Porque é que os leitores devem ler este livro?

Na minha opinião os leitores devem ler este livro porque descreve a situação atual com humor e sem tomar partidos porque ambas as partes, quer as elites quer os populares, são igualmente criticadas. Penso que é um livro que não é nem demasiado intelectual nem demasiado ligeiro, apela a um público com um nível cultural médio e é divertida. E, na minha opinião, é algo que poderá interessar as pessoas.

Porque é que decidiu publicar o seu livro na Bubok?

Para mim, que sou um escritor ainda desconhecido, a Bubok apresentou-se-me como a melhor opção. O preço acessível da publicação na Bubok foi um fator que pesou também na minha escolha. O facto da editora ser muito aberta e plural pareceu-me também ótimo porque numa editora mais convencional talvez não tivesse tanta facilidade de publicação. A combinação da oferta de uma oportunidade, juntamente com o fator preço foi o motivo pelo qual eu preferi a Bubok.

 

 

2 comentários para “Entrevista a Manuel Ribeiro, autor do livro “O Barão””
  1. Apresentação do livro “O Barão” esta quinta-feira, no Porto | Blog da Bubok – Publique gratuitamente o seu livro com a Bubok

    […] ler um pouco mais sobre o autor Manuel Ribeiro, na entrevista publicada no Blog da Bubok e também no blogue pessoal do autor, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad